7 cursos online que todo redator freelancer deveria fazer

Quem já ouviu falar de Marketing de Conteúdo, muito provavelmente já ouviu falar em redator freelancer. Isto porque são, geralmente, redatores quem escrevem os textos que depois são publicados em blogs de empresas, por exemplo.

 O que é um redator freelancer?

Redator freelancer é o profissional que elabora e escreve textos para empresas e marcas.

O conteúdo produzido em forma de texto deve estar de acordo com o que é proposto pela empresa, o assunto que o cliente quer abordar, o público, a linguagem do negócio que o contratou, entre outras especificações. Ou seja, na maioria dos casos, é o cliente quem estabelece todos os pormenores e é o trabalho do redator unir todos estes requisitos em um texto.

Por que você deve investir em cursos sendo redator freelancer?

Com a popularização do Marketing de Conteúdo e com o número crescente de freelancers trabalhando como redatores, é natural que o mercado se torne cada vez mais competitivo e os preços por artigo diminuam.

Portanto, é essencial investir em cursos que te ensinem a se diferenciar num mercado competitivo. Aprender a escrever melhor é um dos passos mais essenciais em sua carreira de freelancer. Não só para que você seja contratado, mas para que você possa cobrar um preço justo pelo seu trabalho.

Então, fazer cursos, não apenas de escrita, podem trazer novas perspectivas e ser uma virada de chave em sua carreira. Aprender a produzir conteúdo de qualidade é só a ponta do iceberg. Por trás, está um trabalho forte de aprofundamento da marca e dos valores, tanto do freelancer quanto do público, e um trabalho intenso de marketing pessoal.

7 cursos online que todo redator freelancer deveria fazer

Mas, então, se você quer começar a escrever e não sabe muito bem por onde começar, eu reuní aqui esta lista com 7 cursos online que todo redator freelancer deveria fazer.

Vamos lá?

1) Writing in First Person Point of View (em inglês)

Este é um excelente curso oferecido pelo Coursera em parceria com a Universidade americana de Wesleyan.

Ele é feito para aquelas pessoas que sempre quiseram contar uma história – de não ficção – mas, não sabem bem por onde começar. O curso vai desde o desenvolvimento do narrador e da sua perspectiva e criar uma relação de confiança com o leitor, até a descoberta da sua voz e propósito como escritor.

Clique aqui para saber mais sobre este curso.

2) The Complete Freelance Writing Course (em inglês)

Este é mais um curso incrível sobre escrita. Super abrangente, Philippa Davies, uma escritora com mais de 30 anos de experiência como redatora freelancer, ensina sobre o papel do escritor no mundo de hoje, como funciona o mundo dos negócios para um escritor e até introduz um pouco de ficção na conclusão do curso.

É um curso que ajuda desde os redatores que estão em nível iniciante até intermediário. O curso ajuda a encontrar a sua voz e seu estilo e a entender como você quer que seu trabalho seja visto por seus leitores.

Clique aqui para saber mais sobre este curso.

3) Redação e Escrita Criativa (em português)

Este é um dos meus cursos que todos os redatores freelancers deveriam fazer! Ele foi criado pelo Matheus de Souza, LinkedIn Top Voice 2016 e autor do livro “Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser”, publicado pela Autêntica Business, é uma ferramenta essencial para acabar com seus bloqueios criativos e começar a produzir conteúdo já! O Matheus tem experiência como escritor e já trabalhou com marcas como Google, Pepsico, Wise Up, Tudo Orna, Hotmart e Nubank.

Ele aborda desde os métodos e rotinas que transformam o leitor em escritor até o processo de edição e publicação. O Matheus vai da teoria até a prática, trazendo elementos mais técnicos com muita leveza e simplicidade e dicas práticas para romper seus bloqueios criativos.

Além das aulas incríveis, Redação e Escrita Criativa conta com aulas bônus de escritores incríveis como Murillo Leal, Dimitri Vieira, Bruna Cosenza e Laís Vargas. O curso também conta com um grupo no Facebook para os alunos compartilharem suas experiências e dúvidas.

E sabe o que é o melhor de tudo? Você, que está lendo este texto, tem 20% de desconto neste curso usando o cupom LAIS20!

Clique aqui para saber mais sobre este curso.


Relacionado: Bloqueio criativo? 11 formas de se livrar dele

4) Escrita Criativa e Storytelling (em português)

O curso do Matheus conta com a participação de um escritor incrível, o Dimitri Vieira, LinkedIn Top Voice 2019 e profissional de marketing de conteúdo especializado em Storytelling e SEO. Ele trabalha como editor-chefe no blog Comunidade Rock Content, responsável pelo planejamento da estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

No curso o Dimitri usa vários exemplos didáticos, com situações corriqueiras de forma muito carismática. As aulas são práticas e simples de entender, sem enrolação e com muito valor entregue. É o curso perfeito para quem quer começar a escrever ou quer melhorar suas habilidades de escrita.

Clique aqui para saber mais sobre este curso.

5) Curso de Produção de Conteúdo para Web (em português)

Este é um curso básico e gratuito da Rock Content sobre produção de conteúdo para a web. Apesar de ser de curta duração ele, oferece muito valor! A propósito, todos os cursos da Rock são demais e interessantíssimos.

Neste curso, especificamente, você vai aprender sobre Produção de Conteúdo para Web, desde o planejamento do conteúdo – estruturar e definir as melhores estratégias de marketing de conteúdo – até as melhores técnicas de revisão de copywriting para garantir a qualidade dos seus textos.

No final do curso você pode fazer um teste para obter o certificado da Rock Content.

Clique aqui para saber mais sobre este curso.


Relacionado: 7 livros sobre criatividade que vão te ajudar a ser mais criativo

6) Writing Course With Bestselling Author Daniel Pink (em inglês)

Um curso super prático e gratuito criado pela Hubspot que trata a escrita como uma habilidade essencial para negócios. O curso é muito prático e traz lições sobre como desenvolver ideias para seus textos, a importância de realizar pesquisas, como escrever introduções e conclusões de impacto e até mesmo como medir o sucesso do seu texto.

As aulas são curtas, mas o curso é muito bom e traz bastante valor, principalmente para aqueles que querem começar a escrever!

Clique aqui para saber mais sobre este curso.

7) Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn (em português)

Este curso é o meu favorito. Eu sei, não é exclusivamente sobre escrita, mas abrange escrita e marketing pessoal, que é algo que nós freelancers ainda precisamos aprender muito! De nada adianta escrever textos incríveis se você não sabe como nem onde se promover. E, quer uma dica? Você provavelmente vai levar muito tempo tentando encontrar espaço – e fazer com que seus clientes te encontrem – em redes sociais muito exploradas.

Apesar de ter aumentado muito em número de usuários nos últimos anos, o LinkedIn ainda oferece uma ótima oportunidade para crescer. E não, o LinkedIn nào é só uma rede para cadastrar currículos. Na verdade, você pode publicar artigos por lá e tem muito mais chances de que seus artigos sejam vistos do que em outras redes sociais ou até mesmo em seu próprio site.

O curso do Matheus foi uma ferramenta que me ajudou a me tornar Top Voice do LinkedIn em 2018, ganhar visibilidade e fechar parcerias com diversas marcas que jamais imaginei trabalhar. Na lista de 2018 X Top Voices foram alunos do Matheus, enquanto X alunos dele foram eleitos Top Voices em 2019.

O legal é que ele aborda não só a produção de conteúdo, como encontrar sua voz e ser autêntico, criar títulos que chamam atenção, etc, como também te ensina a fazer seu marketing pessoal no LinkedIn e otimizar seu perfil. São inúmeras dicas práticas e efetivas para alavancar sua carreira.

E quer uma notícia boa? Este curso também tem 20% de desconto com o cupom LAIS20!

Clique aqui para saber mais sobre este curso.

Bônus: Livro “Mais do que relevante, seja importante para sua audiência”

Neste livro incrível o Murillo Leal, jornalista e Top Voice do LinkedIn em 2016, ensina como usar  os recursos de storytelling para contar histórias conseguir mais seguidores no LinkedIn. É um livro feito para quem quer se aproximar do público, criar autoridade e aumentar suas vendas.

O livro também ensina como criar estratégias de conteúdo e textos que te façam mais próximo e humano para seu público, fazendo com que você seja lembrado pela sua audiência. É o livro perfeito aprender as melhores técnicas, estratégias e táticas para se destacar, encontrar e mostrar seu diferencial e escrever melhor.

Clique aqui para saber mais sobre este livro.


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se gostou e compartilha com a gente se tem mais alguma dica!

É um trabalhador independente e quer aprender mais sobre parcerias, marketing digital, storytelling e como construir sua marca? Então clica aqui para saber mais sobre o nosso curso que vai te ensinar tudo isso, do início ao fim!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3

cursos redator freelancer

Rolar para cima