A criatividade é como um músculo. Quanto mais exercitamos, mais cresce. Por isso é tão importante exercitá-la para conseguir desenvolvê-la.

Uma das minhas principais dicas com relação à criatividade é tirar um tempo para si e não fazer absolutamente nada.

Outra ótima dica é fazer coisas que estimulem sua criatividade, como escrever, pintar, fotografar, assistir à um filme ou ler.

Ler é uma ótima forma de aprender. Por decidi elaborar esta lista com meus 7 livros favoritos sobre criatividade para te ajudar a ser mais criativo.

1 – O caminho do artista, Julia Cameron

O caminho do artista, para mim, é o melhor livro sobre criatividade. Ele é prático e traz reflexões pertinentes sobre a forma como nos vemos e a forma como fomos criados. Além disso, ajuda a quebrar estes padrões e comportamentos nocivos através dos exercícios que propõe.

O livro foi o responsável por me livrar de diversos bloqueios criativos. Ele fez, também, com que eu evoluísse muito, tanto como ser humano quanto como um ser criativo.

2 – A guerra da arte, Steven Pressfield (em inglês)

A guerra da arte é outro ótimo livro. Ele serve para todos aqueles que estão enfrentando problemas em começar ou seguir em frente com seu trabalho criativo.

Ele nos mostra o quanto precisamos de força e determinação para conseguir superar nossa resistência, que se manifesta de várias formas.

Enquanto a maioria dos livros foca na criatividade em si, este foca no quanto adiamos nossos sonhos dando desculpas. No quanto matamos nossa criatividade deixando-a em segundo plano.

A mensagem que fica é clara: comece e continue, apesar de qualquer coisa.

3 – Grande magia, Elizabeth Gilbert

Neste livro, Elizabeth Gilbert, a autora de “Comer, Rezar e Amar” nos traz uma reflexão importantíssima: “O que é viver criativamente? É qualquer vida que seja mais motivada pela curiosidade do que pelo medo.”

Por aí, dá para ter uma ideia de como é o livro, não é?! Uma das principais lições, para mim, foi exatamente esta da frase acima.
Muitas vezes deixamos o medo nos guiar e quando isto acontece não nos permitimos ser criativos.

O mais legal neste livro é que ela usa exemplos práticos dela ou de amigos, o que torna toda a leitura mais simples e fácil de assimilar.

4 – Roube como um artista, Austin Kleon

Este livro é um dos clássicos para quem quer ser mais criativo. Eu, inclusive, já o recomendei neste artigo, onde elenquei 7 livros que podem mudar sua vida.

Em “Roube como um artista” Austin Kleon quebra o paradigma de que para sermos criativos precisamos criar algo completamente novo que jamais existiu.

Neste livro simples e objetivo, temos nossa percepção sobre criatividade transformada e aprendemos a encontrar formas de fazer algo criativo inspirando-se e “roubando” de outras pessoas, sem que aquilo se torne apenas uma cópia do trabalho de alguém.

5 – Criatividade, Osho

Para mim este é um dos livros mais profundos de todos desta lista. Em “Criatividade” Osho propõe um mergulho nas nossas próprias profundezas com o objetivo de encontrar a criatividade através do amor.

Uma das reflexões mais legais é a de que você, mesmo não fazendo um trabalho essencialmente criativo, pode ser criativo na sua profissão. Isso porque, segundo ele, para ser criativo você só precisa amar o que está fazendo sem se importar com o mundo exterior. É assim que a criatividade se manifesta.

6 – A arte da criatividade, Rod Judkins

Um outro ótimo livro sobre criatividade é “A arte da criatividade”. Ele tem uma estrutura diferente, justamente para brincar com o fato de que a criatividade é, justamente, fazer as coisas de forma diversa e fazer com que sua cabeça pense.

O livro não segue uma ordem, você acaba o folheando e lendo sem muita lógica, o que é super interessante.

Outro ponto legal é que em meio às explicações sobre processo criativo o autor nos traz exemplos e histórias incríveis de grandes figuras criativas como Salvador Dali, Coco Chanel e Francis Ford Coppola.

7 – Isto não é um livro, Keri Smith

Este livro – que não é um livro – é uma ótima forma de estimular sua criatividade se você quer algo mais prático.

É basicamente um caderno de atividades onde a autora propõe tarefas para que você possa exercitar sua criatividade e tirar um tempo para criar algo. Por mais bobo que possa parecer, ter este tempo ajuda demais.

Justamente porque, muitas vezes, o que falta em nossa vida criativa é um pouco de tempo para ficar sem fazer nada, para relaxar e realmente deixar nossa mente vagar. Portanto, este pode ser o livro perfeito para você começar a se libertar.


E aí, gostou das indicações? Agora é a vez de vocês me indicarem livros! Quais livros já leram e que são “imperdíveis?

Ahhh e se gostou desse post e quer salva-lo, ou simplesmente quer compartilhar com mais gente, salva a imagem abaixo no seu mural no Pinterest. E se ainda não me segue por lá, é só clicar aqui e começar a seguir!