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O que são planos fotográficos e como usá-los

Sumário

Quando fotografamos paisagens e até mesmo fotografia de vida selvagem, é importantíssimo ter os planos fotográficos, ou seja, primeiro, segundo, e terceiro plano presentes na sua fotografia. Isto porque eles adicionam profundidade à imagem – como se você estivesse olhando para algo em 3D, em vez de 2D.

Entretanto, apesar de estas serem características importantes em fotografias de paisagem, adicionar profundidade pode ser também interessante para outros tipos de fotografia, como fotografia de retratos e até mesmo de alimentos.

Os planos fotográficos dão mais uma noção de dimensão, e acabam atraindo nosso interesse para a foto. Estes planos fazem com que o observador perceba diferentes elementos e como eles interagem naquele enquadramento. É como um guia que ajuda nossos olhos a ler a imagem.

O primeiro plano convida o observador a “entrar” na foto; já o segundo plano adiciona um certo interesse e conduz o olhar do observador até o terceiro plano, que completa a imagem. Entretanto, ter todos estes planos fotográficos presentes não é garantia de uma boa imagem. O que faz com que ela seja uma boa foto é, além de outras características, ter estes três elementos em harmonia.

Pronto para ver como usar estes planos nas composição das suas fotos? Vamos lá!

 

O que são primeiro, segundo e terceiro plano?

Em bom português: o primeiro plano é aquele que está mais perto da câmera e o terceiro plano aquele que está mais distante. Portanto, o segundo plano encontra-se entre o primeiro e o terceiro plano.

Apesar de parecer simples de interpretar, numa foto, onde nosso mundo 3D é transformado em uma imagem 2D, isto pode ficar um pouco confuso. Lentes como as teleobjetivas, por exemplo, achatam a paisagem e tendem a criar uma ilusão de bidimensionalidade. Portanto, adicionar elementos que ajudem a enxergar o aspecto 3D pode ser bastante importante para melhorar suas fotos.

De qualquer forma, aqui vai uma explicação mais detalhada:

  • Primeiro plano: esta é a área da imagem mais próxima da câmera, e geralmente (mas não sempre) está localizada na parte debaixo da foto. É onde a “leitura” da foto começa.
  • Segundo plano: esta é a área entre o primeiro e o terceiro plano – serve como uma área que conecta estes dois elementos. E, geralmente, está posicionada no meio do enquadramento. Vale lembrar que isto é mais comum em fotografias de paisagem e que retratos, frequentemente, não têm um segundo plano.
  • Terceiro plano: esta área é a mais distante da câmera. Na maioria dos casos o terceiro plano está localizado no topo do enquadramento. Enquanto na fotografia de paisagem esta área pode ser o céu, montanhas ou o mar, na fotografia de retratos é o que está atrás do sujeito fotografado.

Veja o exemplo abaixo para entender melhor os conceitos de primeiro, segundo e terceiro plano.

 

 

Como usar os planos fotográficos em uma fotografia

Num mundo ideal, seria ótimo ter algo que chame atenção em todos os três planos. Mas, geralmente isto não acontece. O que acontece com frequência é ter algo interessante no segundo e terceiro planos, ou no primeiro e terceiro planos.

Entretanto, existem algumas técnicas que podem servir de complemento para tornar suas fotos ainda mais interessantes:

 

1. Regra dos terços

A regra dos terços usa linhas verticais e horizontais para dividir o enquadramento em 9 partes iguais. De acordo com esta regra, você deve posicionar a parte mais importante da sua imagem (o sujeito) em um dos pontos de encontro destas linhas. Isto fortalece a composição da sua imagem.

O interessante desta regra é que ela estabelece que o ponto de atenção de uma imagem não precisa, necessariamente, estar localizado no centro da imagem. Quando ele está localizado em um destes pontos de intersecção, sua imagem ganha mais destaque.

Ao combinar os planos fotográficos com a regra dos terços, você pode melhorar ainda mais a composição das suas fotos.

Veja a regra dos terços na prática no exemplo abaixo:

 

 

2. Linhas

Usar linhas em uma imagem ajuda a guiar os olhos do observador ao “desenhar” o caminho que ele deve percorrer até chegar ao sujeito da foto. Alguns exemplos de linhas são estradas, postes e até mesmo prédios e montanhas. Estes elementos da composição fotográfica ajudam a direcionar os olhos até que eles encontrem o “destino final”.

Veja nos exemplos abaixo (na primeira imagem, as linhas da estrada conduzem o olhar; na segunda, as linhas das rochas e o olhar da modelo ajudam a conduzir nosso olhar para o terceiro plano):

 

 

3. Enquadramento dentro do enquadramento

Criar um enquadramento dentro do enquadramento é uma ótima técnica para adicionar mais interesse às suas fotos. Esta forma de trabalhar te ajuda a definir o seu sujeito e trazer mais importância à ele dentro da imagem.

Estas “bordas” em volta do sujeito da foto fazem com que nosso olhar não se perca e foque no que é importante dentro da fotografia.

Estes elementos podem ser qualquer coisa, desde óculos de sol e janelas até pontes e árvores. Tudo que você precisa é observar o cenário com atenção.

Diferentes elementos de arquitetura, natureza, cores, texturas, luz e sombra, reflexos, pessoas e objetos são ótimas formas de trazer profundidade e adicionar camadas às suas imagens. Isso porque eles ajudam a trazer uma separação mais distinta destes três planos fotográficos.

Veja o exemplo abaixo, onde a modelo (no segundo plano) está enquadrada na arquitetura do prédio, junto com a torre (no terceiro plano):

 

Cofigurações da câmera para melhor definição dos planos fotográficos

A maioria dos fotógrafos de paisagem usa aberturas em torno do f/8 ou menores (f/11, f/16, etc.). Com uma abertura menor (valor de f/ maior), é possível que mais elementos da foto estejam em foco, o que é ótimo para fotos de natureza e para fazer com que as imagens tenham mais detalhe e definição. Assim, todos os planos fotográficos também são vistos com mais definição (se quiser saber mais sobre abertura do diafragma, como ela funciona e como impacta suas fotos, clique aqui para ler meu artigo completo sobre o tema).

Entretanto, nenhuma regra é para ser seguida estritamente. Você pode, sim, fotografar com uma abertura maior (número de f/ menor) e ainda ter uma foto excelente. Uma abertura grande com o foco em um elemento, por exemplo, no segundo plano, pode tornar a imagem mais interessante. Tudo vai depender do resultado que você quer atingir.

Por fim, como fotografia é uma arte, vale a pena experimentar e quebrar todas as regras deste artigo! 🙂

 

Conclusão

Como na maioria das técnicas, quanto mais você pratica a composição das suas imagens com os planos fotográficos em mente, mais você vai melhorar e criar fotos cada vez mais incríveis.

Com a prática, não só suas fotografias de paisagens e natureza vão melhorar, como também suas fotos de retratos e produtos. Logo você vai ver que cada uma destas regras pode, sim, ser quebrada; mas, antes de quebrá-las, você precisa conhecê-las e colocá-las em prática.

Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]