fbpx

Os 11 elementos da composição fotográfica

Sumário

Às vezes ficamos tão presos pensando em como ser mais criativos que esquecemos dos princípios básicos, como as técnicas fotográficas mais básicas e, é claro, os elementos da composição fotográfica.

Apesar de simples, recordar-se – ou aprender – destes elementos pode ser uma peça fundamental para criar fotos melhores e aumentar sua criatividade. Por isto, neste post trouxe uma lista com os elementos da composição fotográfica e exemplos claros e ilustrados para que você possa entender todos eles e aplicar nas suas imagens também. Vamos lá?
 

1. Linhas

As linhas são um dos elementos mais básicos mais utilizados em fotografias profissionais. Elas não precisam ser retas, podem simplesmente ser um rio que se estende de um lado ao outro da imagem. Ao enquadrar linhas nas suas fotos você pode direcionar a atenção do observador até uma parte – ou objeto – específica da fotografia. Elas te conduzem o observador pela foto. Este tipo de elemento é muito usado em fotografias de paisagens, mas é possível incluí-lo em quase qualquer tipo de fotografia. Incluir este elemento numa imagem de forma consciente pode te ajudar a dar mais estrutura àquela fotografia e criar uma conexão entre os planos fotográficos e dar uma sensação de unidade à foto. Além disso, as linhas também têm o poder de comunicar sensações. Linhas curvas e mais orgânicas, por exemplo, são associadas com leveza, delicadeza e naturalidade (dependendo do restante da composição). Ao mesmo tempo, linhas retas comunicam podem adicionar mais dureza e seriedade às suas fotografias; enquanto as diagonais, por exemplo, podem passar a sensação de dinamismo, movimento e tensão, por exemplo. Dito isto, existem dois tipos de linhas:  

Linhas guia

São linhas que “apontam” ou guiam o olhar do observador até o sujeito da foto – ou até uma determinada área, ou ponto de interesse. Exemplos clássicos são rios e estradas. Mas, eles não são os únicos. Veja os exemplos abaixo:  

Linhas convergentes

Linhas convergentes são linhas que convergem para o centro da foto. Elas podem ser as linhas de diversos prédios ou árvores, por exemplo.  

2. Pontos

Um elemento bastante simples e popularmente utilizado na composição fotográfica – mas que também é um dos mais eficintes – é o ponto. Na fotografia, um ponto representa uma área da foto para onde a atenção converge de forma mais certeira, por exemplo, o cume de uma montanha numa foto de paisagem. Um ponto específico na imagem pode ser o elemento que vai chamar a atenção do observador para que ele “entre” na sua foto para, só depois, começar a ler a fotografia e perceber os outros elementos.  

3. Formas

As formas em uma imagem podem ser representadas de forma óbvia ou mais abstrata na composição.  Elas podem ser desde um sorriso até uma bola de futebol. Círculos, triângulos, quadrados, mãos em formato de coração, um ser humano, um elefante, uma árvore, entre outros. Ou seja, qualquer forma que possa ser identificada. Estas formas ajudam a atrair a atenção do observador ou simplesmente criar conexão entre os pontos de uma fotografia.
 

4. Perspectiva

A perspectiva na composição é, basicamente, o ângulo do qual aquela foto é tirada. Uma mesma cena, fotografada sob diferentes perspectivas pode trazer sensações diferentes à imagem. Ela pode adicionar profundidade e dimensão à foto e também servir como um instrumento para conectar diferentes partes de uma fotografia – o que torna a foto mais profunda e atraente para o observador. Existem diversos tipos de perspectiva na fotografia, mas os mais comuns são: ângulo baixo, ângulo alto, ao mesmo nível do sujeito e aérea.  

5. Textura

A textura é um elemento importante para adicionar profundidade à sua foto, além de evocar diferentes emoções. A textura de um mar bravo, por exemplo, traz inquietação e um sentimento de estresse. Já, a textura de um mar mexido em uma foto feita em longa exposição (uma textura suave e lisa) traz paz e calma. Este elemento da fotografia em si pode ser o sujeito de uma foto, mas pode também servir de complemento para adicionar mais dimensão à imagem. De qualquer forma, é comum encontrar os mais diferentes tipos de texturas em qualquer nicho da fotografia. Ao fotografar, seu trabalho como fotógrafo é fazer uma escolha consciente se deseja incluir estas texturas ou não, com base no resultado que você gostaria de obter. Se quero que uma foto transpareça calma, por exemplo, vou incluir texturas que remetam a isto – desde uma manta fofinha em cor clara em um cenário “clean” até um mar calmo num dia ensolarado.
 

6. Cores

A cor influencia diretamente no efeito que a sua foto terá sobre o observador. As cores na composição ajudam a criar sentimento e ativam emoções específicas. Cores mais quentes (como vermelho, laranja e amarelo) remetem à ação, dinamismo, inquietação. Enquanto isto, cores frias (como roxo, azul e verde) despertam mais calma, conforto e naturalidade. Entre si, cores frias e quentes criam um contraste (sim, o contraste na fotografia não é só a diferença entre preto e branco), que pode tornar suas fotos mais interessantes do que uma foto toda em tons frios ou quentes. De qualquer forma, você pode usar as cores na sua imagem de forma intencional para criar a sensação que deseja.  

7. Contraste

Como mencionei antes, o contraste pode te ajudar a criar fotografias mais interessantes. Mas, o ele não precisa, necessariamente, ser extremo para fazer com que a foto se destaque. O mais importante é entender a gama de tons que existe entre sombra e luz e como isto influencia na sua foto. Basicamente, o contraste afeta como “lemos” uma imagem, já que alguns tons chamam mais nossa atenção do que outros. Ou seja, os tons ajudam a guiar os olhos do observador. As áreas mais claras de uma fotografia, por exemplo, chamam mais nossa atenção, assim como uma imagem com alto contraste (preto muito preto e branco muito branco, por exemplo) tende a nos atrair mais. Além disso, o contraste também afeta os sentimentos evocados quando olhamos para uma foto. Imagens mais escuras podem remeter à melancolia, mistério, ou dar um toque mais refinado às fotos. Enquanto isto, imagens mais claras costumam transmitir mais otimismo e calma.
 

8. Espaço

Na fotografia, temos o que chamamos de espaço positivo e negativo. Estes elementos da composição fotográfica que, ou atraem atenção ou preenchem o espaço “livre”, respectivamente. Em outras palavras, o espaço positivo é qualquer parte da fotografia que atrai a atenção do observador, áreas que têm um peso visual. Ao mesmo tempo, o espaço negativo são áreas da foto que não chamam muita atenção. Na imagem abaixo, você pode ver este exemplo, onde a pessoa é o espaço positivo e o resto do cenário é o espaço negativo: Enquanto muitos fotógrafos consideram uma foto com muito espaço positivo ou muito espaço negativo uma coisa ruim, tudo vai depender da sua intenção. Apesar de uma foto com a de cima parecer “vazia”, o excesso de espaço negativo comunica um sentimento de solidão e calma. Enquadrar uma montanha ou até mesmo outros pássaros, mudaria completamente o sentimento transmitido pela imagem, trazendo mais bagunça ou distrações.  

9. Equilíbrio

O equilíbrio é um elemento da composição fotográfica que está relacionado ao peso visual que cada parte da sua foto carrega. O peso visual, por sua vez, tem a ver com o quanto de atenção um objeto da sua foto atrai. Portanto, tudo que você precisa entender é que cada parte da sua foto tem um peso baseado no quanto aquele objeto chama a sua atenção. Com isto, imagens com equilíbrio costumam ter um peso visual similar nos dois lados da imagem e também uma distância do centro da foto similar para ambos os elementos dos dois lados. Um ótimo exemplo disto são as fotos do perfil @accidentallywesanderson. Entretanto, você não precisa que sua foto esteja sempre em equilíbrio. Gosto de pensar que na fotografia não existe certo e errado, existe o que você quer comunicar. E entender o que cada elemento da composição fotográfica comunica pode te ajudar. Neste caso, uma foto equilibrada nos parece mais natural e harmônica. Mas, uma foto “desequilibrada” pode transmitir uma sensação de dinamismo e desconforto. Portanto, é preciso usar este elemento com consciência. Alguns exemplos de elementos que costumam chamar bastante a nossa atenção são:
  • Rosto e olhos (de pessoas e animais);
  • Tons claros;
  • Alto contraste;
  • Cores vibrantes;
  • Objetos e formas estranhas;
  • Texturas;
  • Áreas nítidas.
 

10. Padrões

Na composição de uma foto, os padrões podem ser desde o formato dos blocos de concreto de uma calçada e as linhas de um prédio, até o reflexo de uma paisagem em um lago ou diversos caules de árvores. Este elemento é uma forma de adicionar mais consistência à imagem e mostrar que aquela foto foi feita com intenção. Além disso, dependendo de como você usa padrões em uma fotografia, é possível criar uma sensação de movimento, que chamamos de ritmo. O ritmo ajuda a criar mais dinamismo e a conduzir os olhos do observador pela imagem.  

11. Distância

A distância entre os elementos de uma foto é uma característica importante na composição de suas fotos. Elementos muito perto um do outro ou que se encontram podem criar distrações, diminuindo a qualidade da sua foto. Assim como nós temos nosso próprio espaço pessoal, os objetos de uma foto também têm. Além disso, a distância entre os pontos de interesse e como você coloca cada item dentro do enquadramento podem criar estruturas mais complexas dentro de uma imagem. Uma foto de duas árvores (cada uma em um lado da imagem) e a lua (no topo ou centro da foto) pode criar a forma de um triângulo, adicionando uma estrutura mais complexa à sua imagem. A distância também é um fator importante a considerar quando analisamos a relação dos itens nas nossas fotos com a borda das nossas imagens. É importante sempre deixar uma certa distância entre o sujeito da foto e o “fim da imagem”. Veja os exemplos das imagens abaixo. Na primeira, há uma distância proporcional entre todos os elementos. Na segunda, entretanto, há uma distância grande entre os elementos e o que compensaria esta distância seria adicionar mais espaço abaixo do sujeito da foto. O corte muito próximo do sujeito também causa desconforto e estranheza (não há espaço para “respirar”).  

Como usar estes elementos para melhorar suas fotos

Você não precisa usar todos estes elementos juntos em uma foto. É possível usar (intencionalmente) apenas um e transformar a qualidade das suas fotografias. Entretanto, o primeiro passo para fotos melhores usando os elementos da composição fotográfica é intenção. Você precisa saber o que quer comunicar com a sua foto. Não precisa ser algo profundo, pode ser uma sensação simples como calma ou desconforto. Com base nisto, e com o conhecimento que você tem sobre todos estes elementos, é possível usá-los ao seu favor para criar fotos que comuniquem o que você quer comunicar. Se quero transmitir paz, talvez opte por linhas mais orgânicas, uma foto com mais espaço negativo e também pelo uso de cores claras e baixo contraste. Se quero transmitir dinamismo, é provável que use linhas retas e diagonais na foto, bastante contraste e o uso de mais texturas. Como disse, tudo vai depender da sua intenção.
 

Conclusão

Os elementos da composição fotográfica são essenciais para criar fotos mais interessantes. Muitos fotógrafos usam estes elementos de forma inconsciente. Entretanto, é importante entender como cada um destes fatores afeta suas fotos. Ao aprender mais sobre os elementos, é possível “manipulá-los” ou escolher usá-los de uma forma diferente – ou não usá-los – para transmitir determinada sensação. Para criar uma boa foto, você não precisa usar todos os elementos que menciono aqui. Tudo que você precisa é usá-los com intenção e de forma sábia para atingir os resultados desejados. Conhecer estes elementos também te ajuda a ser mais criativo e a tirar ótimas fotos, mesmo que você não tenha os melhores equipamentos para fotografar. E aí, pronto(a) para colocar seus conhecimentos em prática?!

Perguntas Frequentes

Composição fotográfica refere-se à organização dos elementos visuais dentro do quadro da imagem. Ela envolve a seleção cuidadosa de elementos como linhas, formas, cores, texturas e equilíbrio para criar uma imagem visualmente atraente e impactante.

O elemento mais importante de uma fotografia é subjetivo e pode variar de acordo com a intenção do fotógrafo e a mensagem que se deseja transmitir. No entanto, muitos consideram que a luz é o elemento mais crucial, pois afeta a exposição, o contraste, as cores e a atmosfera geral da imagem.

Para se obter uma boa fotografia, são necessários vários elementos. Além de uma composição bem pensada, é importante considerar a iluminação adequada, o foco nítido, a exposição correta, a escolha adequada de perspectiva e enquadramento, além de capturar um momento ou expressão significativa. A técnica fotográfica, a criatividade e a capacidade de contar histórias também desempenham um papel importante na obtenção de uma boa fotografia.

Existem 11 elementos básicos da linguagem fotográfica: linhas, pontos, formas, perspectiva, textura, cores, contraste, espaço, equilíbrio, padrões e distância. Esses elementos são fundamentais para a composição visual de uma imagem e ajudam a transmitir mensagens, criar impacto visual e contar histórias através da fotografia. Cada elemento desempenha um papel único na construção da estética e do significado de uma imagem fotográfica.

Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]