Antes de começar, leia atentamente o parágrafo abaixo:
Este post foi feito pensando naquelas pessoas que usam ou gostariam de usar o Instagram como uma forma de promover seu trabalho ou que simplesmente querem organizar o seu feed no Instagram! As dicas que dou aqui são para criar um perfil no Instagram que seja coesivo e que faça sentido para o seu público, seja você uma pessoa ou marca. Com isto entendido, vamos lá?
Você já entrou naquele perfil do Instagram que fez você ficar de queixo caído? Fotos tão lindas que até um simples café parece algo incrível! Além disso, parece que todas as fotos “conversam”, que todas foram tiradas em sequência, no mesmo dia! Bom, há alguns “truques” por trás disto — e é exatamente sobre isso que vou falar hoje. Basicamente, sobre ter um feed organizado no Instagram.
Relacionado: 12 formas de usar o Instagram Stories para engajar seu público
Já se foi o tempo em que o Instagram era apenas uma rede qualquer pra postar fotos. Hoje, ele é uma ferramenta poderosa para aqueles que querem expor seu trabalho, vender um produto, arte ou até mesmo serviço.
Muitos perfis no Instagrams acabam se tornando meio que uma galeria de arte virtual. Fotógrafos, Designers, Influenciadores Digitais, seja qual for o seu “ramo”, seu trabalho está exposto lá. Os mais bem sucedidos têm algo em comum: todos eles têm um feed organizado no Instagram Por isso, vou te dar algumas dicas para aprender a “organizar” sua arte de uma forma que você consiga um visual que chame a atenção de marcas e de possíveis seguidores. 🙂
PS: Todas as imagens deste post (e várias outras inspirações) estão salvas no meu painel sobre edições no Pinterest! É só clicar neste link e você será direcionado direto para a pasta. Lá você pode segui-la ou salvar os Pins que quiser nos seus painéis! Ahhh e se não me acompanha por lá ainda, me segue! É só clicar aqui e seguir!
1) Escolha um tema ou estética
Se você usa o Instagram para divulgar seu trabalho (ou simplesmente quer ter um feed organizado no Instagram) é importante ter em mente o que você curte, para que ele possa ter o seu estilo e reflita o que você ou sua marca é. Pelo que você curte, quero dizer: o que você gosta de fotografar ou de fazer? Qual o estilo de edição você gosta?
Eu, por exemplo, curto muito viajar e conhecer lugares novos, ir pra praia, enfim… Então isso é, basicamente, o que você encontrará no meu perfil. Gosto de fazer fotos de paisagens e dos lugares que visito.
Se você curte culinária, fotografe comidas apetitosas. Se você gosta de decoração, fotografe aquele cantinho bonitinho que você preparou com tanto carinho. É óbvio que o seu Instagram pode ser um mix de tudo isso, ele é seu, você é quem manda!
Mas para ter um feed coesivo você deve pensar nele como um todo, como uma galeria de arte e então decidir o que deve ou não ser mostrado e de que forma mostrar tudo isso.
Vou dar um exemplo rápido do que acontece comigo. Meu Instagram é voltado para as minhas viagens. Lá, eu não divulgo fotos de meus trabalhos (retratos, formaturas, etc) simplesmente porque este não é o meu público do Instagram. Crio conteúdo para ele apenas direcionado para viagens. Sei que se postasse uma foto do meu trabalho muito provavelmente perderia seguidores.
Relacionado: 6 táticas para ganhar seguidores no Instagram – de forma honesta
Além disso, não faria sentido eu ter várias fotos de viagens e, do nada, uma foto de uma formanda, por exemplo. Não segue a linhagem do meu Instagram, por isso eu não publico meus trabalhos lá como costumava fazer antigamente.
Para vocês terem uma ideia do que estou falando, logo abaixo mostrei dois exemplos de feeds que seguem um tema bem restrito, um deles é sobre o estilo fotográfico de flat lays, o @coolflatlay, e o outro é sobre comida o @_foodstories_ , que apesar de ser de comida (um tema bem comum) tem um estilo que foge do convencional, misturando comida com muito verde (e não é o verde dos vegetais!). Não quero dizer que o seu precisa ser assim restrito, é só para ter uma ideia mesmo! 😉
Já aqui o exemplo é de um feed que não tem apenas um tema, mas que tem uma estética bem definida. O primeiro, da @aleksandrazee é todo dourado (que eu amoooo) e os outros dois são minimalistas, o do @omniamundamundis explora mais o conceito de espaço negativo (que é quando você deixa um espação em volta do objeto de destaque na foto), enquanto o @serjios trabalha muito com linhas e formas geométricas.
Sei que é trabalhoso e é necessário tempo e dedicação para organizar seu feed. Se você não está preocupado com isto, não faça! Não precisa nem continuar lendo! Poste tudo que quiser e é isso aí! Hahaha Mas se leu isso e ainda assim tá afim, vamos para o segundo passo!
2) Pense no seu feed antes de tirar a foto
Quando você pensa no feed e em como é sua estética você vai pensar em formas de fotografar que se encaixem naquilo. Não estou dizendo para pensar na sequencia em si, e sim no estilo do seu feed se quer manter um feed organizado no Instagram. Se ele é minimalista, todo colorido, em tons neutros, enfim. É limitante? É, um pouco. Mas com certeza isto vai exercitar sua criatividade! Você vai ter que encontrar elementos que encaixem no seu Instagram para criar um feed harmônico.
Quer uma foto minimalista? Encontre um background que seja simples. Gosta de fotos claras? Fotografe apenas na luz do dia e realce isto na pós-produção (você pode ver os melhores aplicativos de edição nesta lista). Quer um feed “monocromático”? Pense em quais elementos você pode reunir e onde pode ir para fotografar desta forma.
PS: se você quer tirar fotos mais harmônicas, recomendo a leitura deste artigo sobre os elementos da composição fotográfica! Tenho certeza que vai te ajudar a tirar fotos mais coerentes!
Pensar no feed antes de sair para fotografar ajuda, e muito, a deixar tudo mais organizado!
PS: Algo que ajuda a compor o feed é tirar várias fotos aproveitando o mesmo local, somente mudando os ângulos e distância entre o sujeito e a câmera.
Leia também: 7 livros sobre criatividade que vão te ajudar a mudar sua vida
3) Tente usar sempre os mesmos filtros
Para ter um feed organizado no Instagram e criar um aspecto mais harmônico é interessante que você escolha os filtros que vai usar e permaneça com os mesmos. Sim, às vezes uma foto fica melhor com outro filtro, mas como disse, é interessante pensar no seu feed como um todo. A foto vai encaixar? Ela é esteticamente parecida com as outras?
Para vocês terem uma ideia, aqui está meu Instagram de quando eu não sabia o que fazer da vida com ele! hahaha Completamente desconexo, com fotos de trabalhos e pessoais, além de ter todos os tipos possíveis de edição. 🙁
Escolher alguns filtros para serem usados em suas fotos é um pouco limitante, mas vai te ajudar a seguir o padrão que você criou, permitindo que as cores fiquem semelhantes, bem como o contraste, etc. Para ter um feed harmônico é interessante que as fotos “conversem” entre si, que as imagens tenham elementos em comum (cor, brilho, contraste, entre outros), e usar os mesmos filtros vai te ajudar nisso.
Aqui está meu feed “melhorado”, como ele é hoje. Não foi fácil chegar na edição que eu queria, e hoje ainda penso em mudar, mas depois que achei o estilo que gostava nas minhas fotos, e criei meus próprios presets para Lightroom. Faço uma alteração ou outra em ajustes específicos para elas ficarem mais parecidas entre si, mas não costumo mudar o preset para não perder a identidade que elas tem! 🙂
É claro que nem todas as fotos são tiradas sob as mesmas condições (dias nublados, ensolarados, mar, campo, ambiente interno, etc), por isso o filtro raramente terá um efeito 100% igual em todas as fotos. Mas aplicando o filtro e fazendo alguns pequenos ajustes é possível deixar suas imagens com a mesma estética!
Aplicativos que tem filtros ótimos são o VSCO (mais vintage) e o A Color Story (mais vivos)! Ah, e o Instagram também está com filtros super usáveis! Eu falei sobre o VSCO e o Instagram neste post!
4) Faça uma “curadoria”
Seja seletivo com relação ao conteúdo que você vai postar no Instagram. Como? Variando as imagens. Chega de só postar selfie! Tente intercalar fotos suas com fotos de paisagem, decoração, uma mensagem legal, entre outras coisas, para dar um “ar” para o seu feed. Esta variação vai te fazer ter ajudar a construir um feed organizado no Instagram.
Quando as fotos são todas muito parecidas o feed fica “cansativo”, sabe? Se quer postar dois retratos seus, poste, mas tente usar um mais de pertinho (meio corpo, por exemplo) e outro mais distante (corpo inteiro) ou de outro ângulo. Esta pequena mudança dá uma variada e cria um feed mais agradável aos olhos. Veja também se a foto que vai aparecer debaixo também não é muito parecida com a que vai ficar acima dela, assim você evita este “desconforto” visual.
Vi no Pinterest alguns esquemas para ajudar a fazer esta organização. Acho eles um pouco “toscos” por isso não fiz um para vocês, porque acho bem limitante e nem todos gostam de postar o mesmo estilo de foto. Mas aqui abaixo coloquei uns para vocês ter uma ideia. Claro que você não precisa ficar limitado à isto, mas dá para entender como funciona mais ou menos, não dá?!
Já caso você queira muito postar uma foto, mas ela não esteja combinando muito bem com as que estão ali, talvez seja uma boa ideia esperar e deixar para postar depois de uma ou duas! Não se esqueça de pensar no feed como um todo! Simule, veja como ficará seu feed com a foto que pretende postar.
Um app muito útil na hora de planejar o feed é o UNUM! Eu falei sobre ele também naquele post que fiz sobre apps. Ele ajuda você a simular como ficariam as fotos no seu Instagram!
PS: Pense em qualidade em vez de quantidade. É melhor postar um dia sim e um dia não do que postar todos os dias fotos que não são boas o suficiente ou que não se encaixam na sua estética.
Leia também: Como ganhar dinheiro com seu blog: 3 formas de rentabilizá-lo mesmo sem muitos acessos
5) Seja chato seletivo
Um Instagram admirável só postará aquelas fotos que se encaixam. Se você tem um feed claro e cheio de luz, uma foto escura vai parecer deslocada. Se tem um feed minimalista e quer colocar uma foto cheia de elementos, é muito provável que ela não vá combinar, não importa o quanto você edite! É chato, mas é o preço que se paga para ter um feed lindo! Hahaha
Se você não está convencido e quer postar mesmo assim, faça (ninguém vai morrer)! Mas vou logo avisando que pode arruinar toda a harmonia do seu feed. 🙁
Outra opção válida é postar a foto “diferentona” no Stories, assim a harmonia do feed é mantida e você ainda consegue compartilhar aquela foto incrível com todos!
6) Separe seu Instagram em blocos
Se você não curte ficar nessa neura de sempre ter o mesmo filtro e seguir o mesmo estilo, você pode pensar no seu Instagram em forma de blocos. Cada linha do perfil é composta por 3 fotos, portanto, crie blocos de imagens harmônicas entre si. Una imagens de 3, 6, 9, 12, enfim. Dessa forma você fica mais “livre” para mudar o estilo de edição ou de foto! É claro que, em algum momento, se tiver enjoado daquele estilo, nada impede que você mude!
A separação em blocos funciona muito bem para criar um feed organizado no Instagram. Durante certo tempo meu feed foi assim, depois enjoei e decidi buscar algo mais consistente! Aqui vai uma imagem de como era meu Instagram nessa época, dá pra entender como funciona né?!
7) Não fique paranóico
O seu Instagram não está do jeito que você quer? Então mude! Não esquente demais a cabeça com isso, você vai acabar perdendo toda a diversão! É legal ter um Instagram massa e organizado? Claro que é! Mas se você cansou, chuta o pau da barraca e divirta-se! 😉
Leia também: Como criar capas para os destaques do Instagram Stories de forma simples
Ideias de Feed Organizado – Inspirações para Começar
Para finalizar este post decidi trazer algumas inspirações para vocês! Acho que isto é super importante na hora de decidir qual estilo seguir. Lembrando que são inspirações e que você deve adaptar elas para suas fotos, não adianta querer “copiar”, é praticamente impossível!
É comum gostar de vários, até porque todos eles são lindos demais, mas você deve decidir qual estilo gosta mais e começar a fazer o seu feed ficar do jeito que você gosta. Veja estas ideias e perceba se gosta de um feed mais escuro, mais claro, mais saturado ou menos e aplique nas suas fotos! E aí, vamos começar?
@debiflue
Neste feed as fotos são claras, com tons de azul vibrante e bastante claridade.
@happilygrey
Feed em tons neutros e com pouca saturação e um tom de preto mais “esfumado” e suave.
@lusttforlife
Feed com estilo melancólico, mais escuro e lindo! Brinca bastante com contraste, iluminação natural e indireta.
@studiodiy
Não preciso nem dizer que os elementos que conectam estas fotos são as cores bastante vibrantes, né?!
@reneeroaming
As imagens da Renee são suaves e variam entre tons de verde, azul, amarelo e laranja. O uso de cores análogas traz harmonia ao feed mesmo que as cores variem. A maioria das fotos também é tirada sob a mesma condição de luz (com o sol nascendo ou se pondo), o que contribui para a consistência visual.
@palomaparrot
Ideia diferente para organizar o feed, imagens com fundo branco e formando um feed xadrez, mesclando fotos verticais e horizontais.
@cestmaria
Um feed que parece um sonho. Todo clarinho em tons pastéis, com muito pouco contraste ou sombras muito escuras.
@jimmymarble
Um feed que parece que saiu direto dos anos 80, com fotos incríveis e simples, sem muitas sombras duras e com cores vivas.
Leia também: 18 perfis inspiradores para seguir no Instagram
E aí, gostaram das ideias? Espero que tenha respondido as perguntas e que vocês consigam ter feeds maravilhosos com estas dicas! Ah e se você gostou deste post e não quer perder ele por nada nesse mundo, salva ele lá no seu Pinterest através dessa imagem aqui, e não se esquece de me seguir no Instagram também pra não perder mais nenhuma dica:
Beijos, e até o próximo post! <3
SalvarSalvar
SalvarSalvarSalvarSalvar
SalvarSalvar
Perguntas Frequentes
O que é feed?
Para organizar o feed do Instagram com fotos já postadas, você pode utilizar aplicativos de planejamento de feed que permitem reorganizar e visualizar como suas fotos ficarão em conjunto. Essas ferramentas permitem que você arraste e solte as imagens na ordem desejada, planejando o layout e a estética do seu feed de forma prévia.
Como organizar o feed do Instagram com fotos já postadas?
Atualmente, o Instagram não oferece uma opção nativa para mover fotos já publicadas para cima ou para baixo no feed. No entanto, se você não está satisfeito com a aparência de determinadas fotos no seu feed, uma alternativa é arquivá-las para que não apareçam mais no seu feed, mantendo o feed organizado e consistente. Para simular, você pode utilizar aplicativos de planejamento de feed que permitem reorganizar e visualizar como suas fotos ficarão em conjunto. Essas ferramentas permitem que você arraste e solte as imagens na ordem desejada, planejando o layout e a estética do seu feed de forma prévia.