O Instagram Stories é a ferramenta perfeita para engajar com seus seguidores, promover novos produtos e aumentar o awareness da sua marca – seja ela um negócio ou uma marca pessoal. Mas, isto, é claro, só acontece se você souber como usar os Stories do Instagram para engajar com seus seguidores.

Stories do Instagram: o que é

O Instagram Stories é uma ferramenta dentro do aplicativo do Instagram onde os usuários podem publicar conteúdo em imagens e vídeos. O conteúdo postado é mostrado em formato de slideshow e fica disponível por 24 horas – a não ser que seja salvo nos seus destaques.


Relacionado: Como criar capas para os destaques do Instagram Stories de forma simples


Como usar os Stories do Instagram para engajar com seus seguidores

Se você ainda não está usando o Stories, chegou a hora de começar. Afinal, neste ano, a ferramenta já conta com 500 milhões de usuários ativos diariamente. Por isto, se você quer ter resultados, chegou a hora de aprender como usar os Stories do Instagram para engajar com seus seguidores.

 

Responda à perguntas

Você costuma receber perguntas do seu público? Então, use o Instagram Stories para responder à estas dúvidas. Você pode responder às perguntas em um vídeo ou simplesmente em texto.

Use a ferramenta “Perguntas” e peça para seus seguidores escreverem suas dúvidas. Esta é uma ótima forma de se mostrar acessível e se aproximar de sua audiência.

Peça sugestões

Você pode usar também a ferramenta “Perguntas” para pedir sugestões aos seus seguidores. Está viajando para algum lugar? Peça dicas para quem já foi. Quer descobrir um aplicativo de edição de fotos legal? Peça sugestões.

Isto vai, sem dúvidas, aumentar a interação com seus seguidores – as pessoas adoram dar conselhos. Isto vai fazer com que seu público se sinta muito mais próximo de você.

 

Faça perguntas

Uma ótima forma de interagir com seus seguidores e conhecer melhor o seu público é fazendo perguntas.

Para perguntas que tenham duas respostas como opção você pode usar a ferramenta “Enquete”. Já se quer dar aos seus seguidores mais opções de escolha, pode usar a ferramenta “Teste”.

Outra forma legal de usar o “Teste” no Instagram é ao fazer com que seu público adivinhe coisas sobre você.

Use estas ferramentas de forma leve e divertida. Tente descobrir mais sobre as pessoas que te seguem – e faça com que elas tentem descobrir mais sobre você. Use a curiosidade delas à seu favor.

 

Ensine algo aos seus seguidores

Eu já falei neste artigo sobre Marketing de Conteúdo e como ele é uma forma incrível de engajar com a sua audiência. Os fundamentos dele são, basicamente, educar seu público, ou seja, ensiná-lo algo. Isto gera uma relação de confiança e faz com que a sua audiência engaje muito mais.

Portanto, ensine algo aos seus seguidores. Mostre à eles como fazer algo que você sabe fazer bem – e que esteja relacionado à sua empresa ou marca pessoal.

Quer um exemplo?

Eu fiz isto durante uma semana antes do lançamento do nosso curso sobre branding, storytelling e marketing digital, usando Instagram, Pinterest e Linkedin. Eu usei os Stories para ensinar mais aos meus seguidores sobre os temas abordados no curso. Naquela semana, ganhei mais de 300 seguidores e o número de visualizações e interações com os meus Stories só cresceu.

Compartilhe o behind the scenes

Você faz algum trabalho que possa mostrar o backstage? Então, faça isto. As pessoas amam dar uma olhada no que está por trás do resultado final.

Se trabalha como fotógrafo, mostre um vídeo acelerado da sua tela enquanto edita suas fotos, por exemplo. Ou, se está criando algo novo, compartilhe como é o processo.

Além de satisfazer a curiosidade da sua audiência, você ainda faz ela sentir-se mais próxima de você e da sua marca, já que esta atitude faz com que ela se torne ainda mais humanizada e pessoal.


Relacionado: 13 aplicativos para fazer Instagram Stories criativos

 

Proponha um desafio

Que tal convidar os seus seguidores para fazer um desafio e postar os resultados nos seus próprios stories?! Se você costuma ler pode fazer algo como um “clube do livro”. Por exemplo, se fala de Empreendedorismo pode começar um desafio no seu Instagram onde estimula seus seguidores a ler um determinado livro.

Ou quem sabe você não possa criar um desafio fotográfico no estilo “1 foto por dia durante um mês” para estimular a criatividade de quem topar. Ou até mesmo coisas pequenas como publicar uma imagem com uma linha e pedir para as pessoas criarem um desenho.

Tudo isso faz as pessoas se divertirem e interagirem com você. E isto, por sua vez, faz elas sentirem-se mais próximas à você.

 

Compartilhe outras contas

Que tal criar um senso de comunidade?! Compartilhe outras contas no Instagram que são inspiração para você. Compartilhe publicações de seus seguidores das quais você gosta.

Seja genuíno ao compartilhar conteúdos que você realmente gosta ou perfis que você ama e que acha que seu público se interesse. Compartilhe conteúdo de valor e marque a pessoa de quem é o conteúdo que você compartilhou. Assim, ela tem mais chances de ver sua menção e interagir com você também.

 

Promova seus posts na rede

Use os Stories do Instagram para promover seus posts na rede. Tanto no feed como no IGTV. Depois da mudança de algoritmo do Instagram – de ordem cronológica para ordem de relevância – ficou muito mais difícil fazer com que suas publicações no feed sejam vistas logo que são publicadas.

Então, não custa compartilhar sua publicação nos seus stories com uma call to action. Convide seu público para clicar na publicação para ler a legenda, comentar algo ou dar sua opinião. Faça com que eles tenham vontade de interagir.

O mesmo pode ser feito com seus vídeos no IGTV. Muita gente não tem o hábito de abrir o IGTV, o que faz com que elas talvez nem saibam que você publicou algo. Então, use o Stories para compartilhar o conteúdo que publicou por lá e convide a sua audiência a assisti-lo.

 

Promova seus sites

Uma ferramenta super útil e prática é o “Deslize para cima”. Infelizmente, por enquanto, é algo que só está disponível para quem tem mais de 10 mil seguidores.

De qualquer forma, isto faz com que seja muito mais fácil e conveniente para a sua audiência interagir com a sua publicação.

Use esta ferramenta para promover novos posts no seu blog, produtos novos que chegaram na sua loja virtual ou até mesmo um vídeo recém publicado no YouTube.

Crie ou compartilhe templates

Os templates para o Stories do Instagram são a forma perfeita de fazer com que seu público te conheça. Além disso, é também um ótimo modo de fazê-los interagir com você e te dar mais visibilidade ao compartilhar seus templates.

É claro que, principalmente, se você estiver usando o Instagram de forma profissional é importante que use os templates com cautela. Tente não sair muito do tópico do qual fala, mas ainda assim mostre seu lado mais pessoal.

 

Comece uma série de conteúdos

Que tal estabelecer um dia da semana para publicar sobre determinado assunto?!

As pessoas amam consistência, elas amam previsibilidade e aquilo que lhes é familiar. Ao mesmo tempo que elas querem algo novo, elas, ainda assim, querem mais do mesmo. E esta é a forma perfeita de aplicar esta estratégia.

Pense em um tema e um dia da semana em que você possa publicar conteúdo sobre o assunto. Crie um compromisso com o seu público. Você vai ver como seus seguidores vão engajar muito mais assim que estiverem acostumados a assistir o conteúdo que você publica com frequência.

 

Use os destaques

Enquanto o conceito do Stories está em fazer com que os vídeos desapareçam em 24 horas, ainda pode existir um conteúdo ou outro que você queira deixar salvo por mais tempo.

Você pode usar os destaques para salvar conteúdos mais relevantes, ou respostas à perguntas que você recebe frequentemente. Seja específico e reúna só o melhor conteúdo por lá.

Isto faz com que seu público possa procurar pelos conteúdos que você já publicou, possa tirar proveito deles e interagir com você a partir deles.

 

E aí, conseguiu entender como usar os Stories do Instagram para engajar seu público? Então chegou a hora de colocar tudo isto em prática!


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se gostou e compartilha com a gente se tem mais alguma dica!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3