fbpx

Como ganhar dinheiro com Pinterest: 9 alternativas

Sumário

Eu trabalho com o Pinterest desde 2017. Desde então, muita coisa mudou na plataforma. E a forma como ganhamos dinheiro com o Pinterest também se transformou.

No início, poucas pessoas e marcas davam valor à plataforma. A maioria nem mesmo sabia o que é o Pinterest. Entretanto, hoje em dia, cada vez mais empresas e criadores de conteúdo entendem o valor que o Pinterest representa numa estratégia de marketing.

A plataforma pode trazer muito tráfego para seu site, aumentar suas vendas e até mesmo te dar insights valiosos sobre o que sua audiência quer. Inclusive, neste texto aqui falei mais sobre como usar o Pinterest para negócios.

Agora, se você está procurando por formas de ganhar dinheiro online e pensou no Pinterest, aqui vão algumas ideias que testei durante os anos — com opiniões sinceras do que funciona melhor.

Vamos lá?

 

1. Use o Google Adsense no seu blog

O Pinterest é, sem dúvidas, uma das melhores opções para trazer tráfego para seu site. Para mim, ele só perde para o Google — Instagram e Facebook nem entram nessa competição (inclusive, criei este post comparando Pinterest e Instagram caso você ainda tenha dúvidas).

É claro que, o quanto de tráfego você vai receber depende do conteúdo que você publica e do seu nicho. Alguns conteúdos têm um desempenho melhor na rede — como conteúdos inspiradores e mais visuais. Entretanto, mesmo que você tenha um blog sobre finanças pode encontrar espaço por lá.

Portanto, um dos primeiros passos, e das formas mais simples de monetizar o seu Pinterest é usando o Google Adsense. Ao inserir anúncios no seu site você é pago em dólares pelo número de impressões ou cliques que aquele anúncio gerou.

Para você ter uma ideia, nos meses em que meu blog teve mais de 90 mil acessos, ganhei cerca de 100 dólares por mês com Adsense.

 

2. Venda seus produtos digitais

Outra forma interessante de monetização é vender seus produtos digitais. Caso você tenha um ebook, curso online ou qualquer outro infoproduto, o Pinterest pode ser o canal perfeito de venda.

Isso porque ele tem um alcance gigantesco (falei sobre isso e como aumentar as visualizações no Pinterest aqui). Mas, resumindo: plataforma mostra seus posts (pins) não só para quem te segue, mas também para pessoas que se interessam ou procuram por pins como os seus.

No Pinterest, você pode publicar imagens do seu produto digital e colocar o link direto para a página do produto. Assim, os usuários que encontrarem seu post podem acessar seu site e realizar a compra caso tenham interesse.

Foi isso que aconteceu com a Yasmin Araújo, que cria planners digitais. Ela publicou os planners no Pinterest e começou a ter muito tráfego vindo de lá. As vendas aumentaram e hoje ela trabalha exclusivamente criando produtos digitais.

 

3. Promova seus serviços

Caso você não tenha ou não queira produzir um infoproduto, o Pinterest também pode te ajudar a promover seus serviços.

Tudo que você precisa fazer é criar conteúdo que atraia a sua audiência e faça com que os usuários se interessem o suficiente para chegar até seu site. Desta forma você pode promover tanto páginas de serviço, como posts no seu blog que eduquem o seu público.

Vale lembrar, entretanto, que o Pinterest funciona melhor para negócios online. Pessoas e empresas que prestam serviços na internet ou vendem produtos digitais tendem a se dar bem por lá.

Isso porque o Pinterest tem um alcance que vai além da sua localidade. Ou seja, pessoas do mundo todo vão ver seus posts. Portanto, se você não pode oferecer seu serviço online, pode até atrair muitas pessoas e ter milhões de visualizações, mas estes usuários dificilmente vão te dar algum dinheiro.

 

4. Venda produtos físicos

Como mencionei acima, esta é uma dica que funciona melhor para negócios que vendem produtos que podem ser enviados para o Brasil — ou para o mundo — todo.

O alcance gigantesco do Pinterest permite que suas imagens sejam exibidas para pessoas de diversas nacionalidades Meu blog, por exemplo, tem acessos vindos de mais de 30 países todos os meses.

Isso quer dizer que se você tem um negócio local, ou uma loja virtual com baixo estoque dos seus produtos, a demanda pode ser muito maior do que você pode lidar.

Por outro lado, você sempre pode direcionar tráfego para uma loja virtual que entregue seus produtos, se este for o caso. Também é possível divulgar suas páginas de produto no Etsy (para quem mora na Europa ou Estados Unidos, por exemplo) ou outras plataformas de e-commerce.

Entretanto, até hoje tenho minhas dúvidas sobre o quão efetivo é usar esta estratégia para divulgar páginas de outros sites que não sejam os seus — os pins geralmente não têm tanto alcance.

 

5. Trabalhe com marketing de afiliados

Outra forma interessante de monetização é usando links de afiliados.

Estes são links que “rastreiam” quem foi a pessoa que divulgou aquela URL. Portanto, se houver uma compra a partir daquela interação, quem divulgou o link ganha uma comissão.

Aqui, existem duas formas de divulgar seus links de afiliados:

  1. criar pins usando seus links de afiliados para já direcionar para a página de vendas do produto;
  2. criar pins que direcionam para uma página do seu site onde você recomenda certos produtos.

A forma que parece mais fácil é a primeira, entretanto, confio mais na eficácia da segunda. Isso porque quando você se dá ao trabalho de criar uma review honesta de um produto — seja ele físico ou digital — suas chances de converter aumentam.

Enquanto isso, se você simplesmente colocar uma imagem de um produto com o link direto para o item, é provável que aquela pessoa não se interesse tanto — porque seu lead não está nem um pouco aquecido.

Outra razão é que o Pinterest dá mais visibilidade para pins criados pela sua conta e que levem o usuário para o seu site — o site reivindicado pela sua conta. Portanto, as chances de um pin que direciona para uma página do seu site ser visto por mais pessoas é maior que as de um pin com link para uma página externa.

A minha dica, portanto, é escrever artigos interessantes e com minha opinião honesta sobre produtos que tenham a ver com a minha marca. Escrevo sobre produtos e serviços que eu mesma uso e então coloco meu link de afiliado. Pode não ser a estratégia para “ganhar dinheiro rápido na internet”, mas é a mais duradoura a longo prazo.

 

6. Faça publis no Pinterest

Caso você tenha bastante visibilidade no Pinterest e publique conteúdo de um nicho específico, é possível fazer parcerias com marcas para criar posts patrocinados como influenciador.

Grandes marcas pagam pela sua influência e para a exposição dos produtos delas no seu perfil do Pinterest.

A estratégia que mais gosto é a de publicar um conteúdo no meu blog e divulgar aquele artigo e imagens dele no Pinterest. Assim, tenho certeza de que entrego mais valor e também que mais pessoas têm mais chances de ver os posts e chegar até meu blog — para então ver o produto da marca parceira com mais detalhes e poder acessar o site deles.

Como mencionei anteriormente, o Pinterest prioriza posts que direcionam para seu próprio site. Portanto, fazer uma parceria com link direto para a empresa parceira pode não funcionar muito bem.

A dica aqui é abordar marcas com um fit com seu conteúdo e que você gosta, mostrando sua visibilidade na plataforma. Hoje em dia, ainda são poucas as marcas que fazem publis no Pinterest proativamente. Portanto, pode ser interessante tomar a iniciativa.

Fora do Brasil, entretanto, este tipo de parceria é mais comum. Tanto é que nos Estados Unidos o Pinterest possibilitou que os Idea Pins sejam marcados com pins de produto no Pinterest. Esta mesma mudança também possibilita que um rótulo de “parceria paga” seja adicionado à publicação.

 

7. Aumente seus seguidores em outras redes sociais

Foi através do Pinterest que consegui aumentar meus seguidores no Instagram.

Na época, minha estratégia era trazer pessoas para o meu blog através do Pinterest. Depois, em cada post do meu blog eu adicionava uma call to action (CTA), ou seja, convidava os usuários para agir — mais especificamente, para me seguir no Instagram.

Com isso, meu número de seguidores no Instagram aumentou e eu consegui fechar várias parcerias com marcas super legais como Nubank, Cia Marítima, Hotmart, Sofia By Vix, Cambly, Frooty e outras.

 

8. Trabalhe como gestor de Pinterest

Outra forma que usei para ganhar dinheiro com o Pinterest nestes últimos anos foi trabalhar como gestora de Pinterest. Foi assim que trabalhei com marcas dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Aqui, vale a pena se especializar em Pinterest, se for isso mesmo que você quer. Digo isso porque é impossível ser um especialista em todas as redes sociais e plataformas. O melhor é focar em uma só.

O Pinterest é uma plataforma complexa, que muda o tempo todo. Ele é uma mistura de rede social com mecanismo de buscas — você precisa entender como estas duas partes funcionam. E mais, com o Pinterest Ads a plataforma se tornou ainda mais poderosa e robusta. Ou seja, para se manter atualizado e conseguir entregar resultados — e cobrar bem por isso — é preciso se especializar.

 

9. Crie uma lista de e-mails

Eu não estou falando de criar uma lista de e-mails para vender seus contatos. Muito menos de fazer o tradicional e-mail marketing.

Quando você tem tanto tráfego é possível incluir algumas CTAs no seu site também para aumentar sua lista de e-mails.

Apesar de não ser nada que vá te oferecer um retorno financeiro direto, é possível criar um laço ainda mais forte com sua audiência através de uma newsletter especial onde você pode incluir recomendações de produtos ou até mesmo promover seus próprios serviços e infoprodutos.

Além disso, alguns criadores de conteúdo estão investindo em newsletters por assinatura. Ou seja, onde o seu público paga para receber conteúdo exclusivo por e-mail.

 

Como monetizei meu Pinterest

Eu comecei do zero. Tinha um blog (este aqui) que ninguém acessava, ninguém lia.

Na época, usava o Instagram e o Facebook para promover meu site, mas o máximo que conseguia eram 300 acessos por mês.

Estava frustrada e não via como poderia ser vista ou ganhar dinheiro online.

Depois de muita pesquisa, encontrei o Pinterest. Fiz cursos, estudei muito e, mais importante, coloquei todos os ensinamentos em prática.

Logo nos primeiros 3 meses de uso da plataforma já comecei a ver minhas visualizações aumentarem, tanto na plataforma quanto no meu blog — de 340 acessos mensais passei para 1.400. Em 6 meses já eram 6.400 acessos mensais, e em um ano, 73 mil visitas por mês!

O mais importante é que eu estava conseguindo todo este tráfego sem precisar publicar conteúdo diariamente, sem precisar mostrar minha cara nas redes sociais.

Com tantos acessos, comecei a aplicar a maioria das dicas que mencionei aqui: ativei o Google Adsense; criei dois cursos online e outros produtos digitais; fechei parcerias de posts patrocinados — dentro e fora da plataforma –; usei links de afiliados para vender produtos físicos e infoprodutos; vendi meus serviços de consultoria em Instagram, e marketing; e trabalhei como gestora de Pinterest.

Entretanto, tudo isso só foi possível porque tenho um site para onde trazer tráfego e, porque criei uma estratégia de marketing dentro do meu blog — que ensino no meu curso sobre Pinterest.

Só visualizações no Pinterest, sem tráfego, não trazem dinheiro. Tráfego sozinho também não. Tráfego sem estratégia não vai te render muito além do Google Adsense.

Portanto, se você realmente quer monetizar seu Pinterest, é preciso estratégia e criatividade para se adaptar e encontrar novas formas de ganhar dinheiro usando a plataforma.

 

Passo a passo para otimizar sua conta para ganhar dinheiro

Só é possível ter uma renda vinda do Pinterest implementando alguns passos essenciais.

Tudo que menciono abaixo é não-negociável. Ou seja, se você quer mesmo ganhar dinheiro através da plataforma, é crucial que siga todos estes passos:

 

Tenha um site com um blog — ou só um blog

Se você tem uma loja online, por exemplo, recomendo que crie um blog. Já, se você tem um blog, está no caminho certo.

Para criar conteúdo no Pinterest é necessário, também, ter conteúdo no seu site. As páginas de produto podem, sim, funcionar para vender no Pinterest. Entretanto, quanto mais páginas e mais conteúdos você tiver, mais chances tem de aumentar suas visualizações e tráfego.

Enquanto isso, ter um perfil no Pinterest sem um site ou blog é o mesmo que nada. É quase impossível monetizar seu perfil por lá sem ter um site para onde mandar sua audiência. Você pode até ter milhares de visualizações, mas este número dificilmente se converterá em qualquer fonte de renda.

 

Crie uma conta business

Você pode criar ou converter sua conta existente para uma conta business — também conhecida como conta para negócios. Ela vai te dar acesso a mais funcionalidades — que te ajudam a ter mais visualizações — e ao Pinterest Analytics, que te ajuda a analisar o desempenho dos seus pins.

 

Direcione seus pins para seu site

Nunca deixe seus pins sem um link para seu site. Todo post é uma oportunidade de aumentar sua visibilidade online, tráfego e de conseguir vendas.

 

Crie pastas

As pastas são como categorias dentro do seu perfil no Pinterest. Elas não só ajudam os usuários a encontrar seus posts com mais facilidade, mas também o mecanismo de buscas do Pinterest a encontrar seus posts.

Não se esqueça, o Pinterest é uma mistura de rede social com mecanismo de buscas, portanto, você precisa otimizar seus posts para que eles sejam encontrados pela plataforma. Criar pastas otimizadas e incluir uma palavra-chave nos títulos delas são apenas algumas das estratégias.

 

Otimize títulos e descrições

Assim como todo mecanismo de buscas, seu conteúdo é encontrado por meio de palavras-chave. Criar posts no Pinterest sem título e descrição faz com que seu conteúdo seja invisível para o Pinterest. Portanto, certifique-se de que você está otimizando todos os seus posts para que eles sejam encontrados.

 

Crie imagens atraentes

O Pinterest é uma plataforma visual. Portanto, conteúdos que inspiram e ensinam funcionam muito bem. As pessoas estão lá para se planejar e aprender visualmente.

Se você quer atrair mais pessoas para o seu site, é importante que você crie imagens que façam com que as pessoas queiram clicar para ver mais. E, geralmente, só uma foto bonita não vai te ajudar.

 

Conclusão

Embora seja possível ganhar dinheiro com o Pinterest, esta não é uma missão simples. Diferente do Instagram, por exemplo, a rede oferece diversas possibilidades diferentes que não dependem apenas da própria plataforma.

Esta pode ser uma ótima oportunidade, já que ninguém quer ficar preso a uma rede social — que pode mudar o algoritmo e enterrar seus posts a qualquer momento, acabando com sua única fonte de renda.

Com o Pinterest, você pode ter uma renda que não depende exclusivamente da plataforma em si.

Entretanto, se você não tem um site ou um blog, monetizar seu perfil pode ser quase impossível. Portanto, a monetização aqui é um pouco mais complexa do que simplesmente aumentar seu número de seguidores e fechar parcerias pagas com marcas.

Mas, num todo, o Pinterest é uma ótima plataforma para faturar uma graninha extra e fazer seu negócio online decolar — seja você uma empresa, “eupreendedor”, produtor de conteúdo ou influenciador.

Perguntas Frequentes

Sim, é possível ganhar dinheiro com o Pinterest. As melhores formas de monetização são:

  • Google Adsense;
  • Venda de produtos digitais;
  • Venda de serviços;
  • Venda de produtos físicos;
  • Marketing de afiliados;
  • Newsletter;
  • Posts patrocinados, etc.

Para ganhar dinheiro no Pinterest, você pode utilizar diferentes estratégias, como criar e promover pins patrocinados para marcas, usar programas de afiliados para promover produtos e serviços, vender produtos próprios ou criar conteúdo relevante que atraia um grande número de seguidores e direcione tráfego para um blog, site ou loja virtual. É importante criar um perfil atraente e consistente, com pins de alta qualidade, para aumentar o alcance e o engajamento do público e, assim, monetizar a sua presença na plataforma.

Não é possível vender suas fotos para o Pinterest. A plataforma não oferece nenhum tipo de remuneração direta aos criadores de conteúdo.

Existem duas formas de vender como afiliado no Pinterest:

  1. criando pins com links de afiliados que direcionam para a página do produto;

  2. criando artigos no seu blog que recomendam certos produtos e, então, incluindo estes links no seu post.

Embora ambas as estratégias sejam válidas, a segunda é a melhor, já que o Pinterest prioriza conteúdos que direcionam para o site vinculado à sua conta — ou seja, seu próprio site.

Moda e acessórios, decoração e design de interiores, DIY (Faça você mesmo), receitas e alimentos, produtos de beleza e bem-estar, além de artigos relacionados a viagens e estilo de vida, são alguns dos itens e temas mais populares que tendem a vender bem no Pinterest. Esses tópicos geram alto engajamento e interesse dos usuários, tornando-os ideais para divulgar e vender produtos e serviços na plataforma.

Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]