fbpx

O que é o efeito tilt shift e como fazer?

Sumário

Tilt shift é uma técnica fotográfica que surgiu a partir da fotografia de arquitetura. Se você já fotografou um prédio muito alto de perto, você sabe que o resultado será uma foto com linhas inclinadas. Isto é resultado de um efeito óptico, que fará com que os edifícios pareçam extremamente grandes na fundação e que suas paredes estão inclinadas para dentro na parte superior.

Este é um efeito ótico completamente normal, chamado distorção de perspectiva. Ele é causado pelo fato de que para capturar todo o edifício da base até o topo, você é forçado a inclinar a câmera para cima (se você usa qualquer lente normal).

Ao fazer isso, o plano do sensor da câmera não é paralelo à fachada do edifício, o que cria a distorção da perspectiva. Por isso, para fotografar corretamente a arquitetura, existem as lentes tilt shift, criadas especialmente para resolver este problema.

Entretanto, o efeito tilt shift vai muito além disso, e é usado não só para fotografar arquitetura, mas também para criar outros tipos de efeito – como o de maquete.

Quer aprender como fazer o efeito abaixo? Então continue lendo!

 

O que é tilt-shift?

Uma lente tilt shift (em tradução literal: inclinar-deslocar) é uma lente que tem várias possibilidades de movimento em relação ao plano do sensor, ou seja, independente do corpo da câmera.

Nas lentes normais não é possível mudar a direção da sua lente sem mexer a câmera. Você precisa mover o corpo da câmera para cima ou para baixo para que a lente se mova também.

Entretanto, nas lentes tilt shift é possível movimentar a lente deixando a câmera parada. Isto permite a correção ou melhoria da perspectiva, bem como a manipulação da profundidade do campo. Na verdade, tais lentes são conhecidas por lentes “Perspective Correction” – ou seja, correção de perspectiva. Por esse motivo, seu uso é bastante popular na arquitetura. Mas elas também são amplamente utilizadas na fotografia de produtos ou para fazer panoramas na fotografia de paisagens.

Os movimentos básicos que as lentes tilt shift permitem são o deslocamento da lente por inclinação, deslocamento ou uma combinação de ambos.

 

Como fazer o efeito tilt shift

Se estamos falando de correção de perspectiva, você pode usar uma lente tilt shift ou ajustar a perspectiva na pós-produção (se a distorção não for tão grande).

Entretanto, se seu objetivo for criar o efeito de maquetes, ou seja, um mundo em miniatura, então é possível criá-lo de diversas formas. Mas primeiro, é preciso acertar na foto!

 

Como criar a foto certa

Qualquer um pode criar o efeito tilt shift, mas a questão é acertar. Não é qualquer fotografia que funciona para esta técnica. Aqui vão as regras para que seu tilt shift seja convincente:

  1. Fotografe uma cena aberta: O ideal é fotografar com uma lente com ângulo mais aberto (não telefoto). O segredo é fotografar uma cena com bastante detalhe.
  2. Fotografe de cima: fotografar de cima (mas não com a câmera em paralelo ao chão) vai fazer com que seu efeito miniatura funcione melhor.
  3. Fotografe com uma abertura pequena: O ideal aqui é capturar o máximo de detalhes possível.

Agora, vamos para a prática de como criar este efeito?

 

Com lentes tilt shift

Esta é a forma tradicional de conseguir o efeito tilt-shift. Entretanto, é a forma mais cara. Se você não precisar de uma lente tilt shift para fotografar arquitetura, por exemplo, não recomendo que compre somente para conseguir este efeito. Principalmente porque algumas câmeras semi profissionais te deixam fazer isto na câmera mesmo, enquanto também é possível usar aplicativos gratuitos e programas de edição para isto.

 

Direto na câmera

Alguns tipos de câmera permitem que você consiga este efeito sem precisar de edição. A minha câmera atual, uma Canon M50 Mark II, permite que eu escolha nas configurações tirar fotos com o efeito tilt shift. Como esta é uma câmera de entrada (focada tanto em fotógrafos profissionais quanto amadores), ela conta com configurações automáticas como estas. Portanto, vale verificar se a sua câmera também te permite usar este tipo de técnica fotográfica.

 

Com um aplicativo

Na App Store e no Google Play é bastante fácil encontrar inúmeros aplicativos dedicados a criar este efeito. Alguns aplicativos especializados em tilt shift permitem que você aplique filtros em tempo real ao tirar fotos. Outros permitem também que você use estas funcionalidades em vídeo, aplicando diferentes ajustes de cor, brilho, contraste, saturação, exposição e trabalhar com uma área de foco ajustável (linear ou redonda).

O segredo aqui é saber como aplicar o efeito nas suas fotos. Independentemente do aplicativo que você baixar para tirar fotos tilt shift, você precisa ajustar o ponto focal tocando na imagem e arrastando para cima e para baixo para definir a área nítida e a área com desfoque.

Alguns aplicativos que oferecem esta possibilidade são

  • Awesome Miniature – Tilt Shift
  • Snapseed
  • Tilt-Shift Camera

 

Com o Photoshop

É possível também criar o efeito tilt shift no Adobe Photoshop. Para exemplificar, usei uma imagem grátis do Unsplash. Aqui vai o passo a passo:

 

1. Abra a imagem no Photoshop.

 

2. Pressione Command+J ou CTRL+J para criar uma nova camada.

3. Na barra de cima vá em Filtro > Galeria de desfoques > Inclinação shift

 

4. Uma nova caixa será aberta e lá você pode graduar a intensidade do desfoque para ajustar a profundidade de campo, mover o ponto focal, e aumentar ou diminuir a área de desfoque.

 

5. Quando achar que o resultado está bom, é só clicar em OK e salvar a imagem!

 

Para que serve este efeito?

Como já mencionamos, uma lente tilt shift tem muitos usos na fotografia arquitetônica e também na fotografia de produto ou para panoramas em fotografia de paisagem. Abaixo, vamos explorar estes usos em mais detalhes:

 

Efeito maquete

O chamado efeito maquete ocorre quando a lente tilt shift é inclinada em relação ao sensor. Em outras palavras, a lente não é mais perpendicular ao plano do sensor de imagem da câmera. Isto modifica a imagem obtida na profundidade de campo, sendo capaz de atingir profundidades de campo tão grandes ou pequenas quanto desejamos se a ajustarmos adequadamente.

Isto nos dá mais possibilidades na fotografia aérea ou de paisagem aplicando o chamado Princípio Scheimpflug, que foca na correção de distorções em fotografias aéreas quando a câmera não estava na vertical (correção de perspectiva ou representação fiel da perspectiva). Ele tirou do ar fotos para o exército e teve que representar fielmente as perspectivas, constituindo assim o início da fotografia de mapa ou fotogrametria.

 

Correção de linhas verticais na arquitetura

Como vimos, este tipo de lente permite uma inclinação, bem como um deslocamento da lente. Em outras palavras, a lente não é mais perpendicular ao plano do sensor de imagem da câmera e, portanto, a luz a atinge o sensor de uma maneira diferente. Isto significa que podemos ter um certo “controle de perspectiva” para, por exemplo, evitar aquelas distorções em fotos de prédios. Assim, você pode alinhar as linhas verticais e, além disso, evitar o ponto de fuga em direção ao final do edifício. Em outras palavras, as verticais permanecem verticais.

 

Fotos panorâmicas

Embora não seja seu uso principal, as lentes tilt shift podem ser usadas para criar fotos panorâmicas. É claro que não vale a pena comprar uma lente tilt shift exclusivamente para isto, mas se você já tem uma, por que não aproveitá-la?

Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]