Afinal, o que são presets para Lightroom? Muito se fala de presets hoje em dia, principalmente no Instagram. O fato é que, apesar da fama, pouca gente entende o que eles são. A verdade é que se você sabe exatamente o que eles são e como usá-los, você pode, definitivamente, transformar suas fotos.

Os presets são, basicamente, uma espécie de filtros prontos. A diferença de um preset para um filtro de um aplicativo de celular comum, entretanto, é que no Lightroom você pode fazer diversos ajustes nas configurações do preset depois de aplica-lo.

Os presets para Lightroom são ideais para quem é fotografo e quer economizar tempo na edição. Isso porque você não precisa editar foto por foto e passar aquele trabalhão tentando chegar em um resultado que pareça uniforme em todo o ensaio.

Eles também são uma ótima alternativa para quem quer trabalhar com o Instagram, usá-lo como portfólio ou simplesmente quer ter um feed bonito e organizado.


Relacionado: 7 dicas para ter um feed organizado e harmonioso no Instagram

Quando você utiliza sempre o mesmo preset – ou os mesmos pacotes de presets – seu feed vai ficar todo com a mesma estética. Isso, porque os tons, curvas, cores e outras configurações são mantidas na edição de suas fotos.

Em resumo, os presets possibilitam que você crie um estilo visual consistente para suas fotos, além de te poupar tempo – já que você não precisa editar tudo manualmente.

 

Usando presets para estabelecer uma linguagem em suas fotos

Então, é só baixar uma coleção de presets e tá tudo certo?

Bom, não é bem assim.

É importante lembrar que, primeiro, você deve fazer o download do Lightroom. Você pode fazer o download do Lightroom grátis e testá-lo durante o período de 7 dias.


Faça o download do Lightroom clicando aqui.

Por fim, é necessário que você entenda que os presets são criados a partir de uma imagem ou um conjunto de imagens. Portanto, dependendo da foto, condição de iluminação e cores da foto original o resultado pode ficar diferente.

Por isso, é importante entender que ao aplicar um preset, você pode realizar alguns ajustes nas configurações da imagem, atenuando ou reforçando algum efeito.

É essencial compreender também que a linguagem fotográfica vai muito além da edição apenas. Ela abrange ângulos, formas, composição, iluminação e muitos outros itens.

Antes de tudo, se você quer ter um feed do Instagram organizado você precisa também pensar nas fotos e em como elas vão se encaixar no feed.

Mas, finalmente, mesmo que você não saiba mexer muito bem no Lightroom, é possível ter ótimos resultados com presets sem precisar fazer ajuste algum.

Portanto, se você quer estabelecer uma linguagem na sua fotografia, ou simplesmente ter um feed bonito no Instagram, o ideal é investir em um pacote de presets que faça seu estilo e aplicar somente os presets do pacote.

Assim, você cria um estilo, uma marca registrada e seu trabalho vai parecer muito mais bonito e profissional.


Relacionado: Como criar presets para Lightroom: tutorial em 6 passos

E aí, gostou do artigo? Tem algo para compartilhar? Deixe um comentário aqui me contando!

Se quiser salvar este post para ler depois, salve a imagem abaixo no seu painel do Pinterest! Aproveite e segue meu perfil por lá clicando aqui!

o que são presets para lightroom