fbpx

Testes de intolerância e produtividade: existe relação?

Sumário

testes de intolerancia ser mais produtivo

 

Produtividade é um tema popular, seja durante a pandemia global ou durante uma rotina normal de trabalho. Às vezes simplesmente parece que encontrar a força e o foco necessários para sermos produtivos é um grande obstáculo ou até mesmo uma tarefa impossível, especialmente quando somos empreendedores. Ser mais produtivo como empreendedor pode ser, realmente, muito desafiador.

Quando trabalhamos em um escritório temos chefes, colegas e, portanto, mais pressão para atingir metas e cumprir prazos. Entretanto, como um empreendedor, estabelecer e cumprir os próprios prazos muitas vezes são tarefas fáceis. Como você é o único responsável pela sua agenda, às vezes parece impossível ser produtivo já que existem tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, tanto a ser feito, e a coordenar.

Por isto, um bom começo é fazer coisas práticas, como ter uma rotina fixa, um ambiente organizado e próprio para o trabalho, usar ferramentas para gerenciar suas atividades e sua produtividade – como o aplicativo Forest, ou a técnica Pomodoro –, além de fazer pausas entre os períodos de trabalho e reservar um tempo para descanso tanto no dia quanto aos finais de semana para poder recarregar as energias.

Entretanto, enquanto existem tantas dicas ou hacks para ser mais produtivo, a maioria das pessoas esquece ou simplesmente não está consciente para o fato que de que o maior problema pode estar dentro de nós. É claro que os bloqueios psicológicos desempenham um grande fator, mas aqui estamos falando dos problemas físicos mesmo. Muita gente tende a esquecer que desequilíbrios nos níveis de nutrientes e outros problemas de saúde como intolerância alimentar podem afetar, e muito, nossa produtividade, memória e capacidade de concentração.

Existem alguns pilares, alguns hábitos que precisam ser mantidos para você seja produtivo, eles são: água, alimentação, exercício e sono. Estes quatro “ingredientes” e a qualidade deles são essenciais para que você seja mais produtivo e para que os resultados sejam sentidos em todo o seu corpo e mente, e se estendam ao seu trabalho.

Portanto, se você está fazendo de tudo para ser mais produtivo, mas não consegue, comece a prestar atenção ao seu corpo, os sintomas que ele apresenta, se você está sentindo cansaço e desanimo de forma geral, e como você está tratando seu corpo e sua mente.

Muitas vezes, desequilíbrios nos níveis de nutrientes e outros problemas de saúde relacionados aos seus hábitos e nutrição, bem como a capacidade do seu organismo de processar determinados alimentos, podem afetar sua memória, capacidade de concentração e portanto, de produtividade. Um dos grandes vilões neste sentido é a intolerância alimentar.

 

O que é intolerância alimentar e quais são seus efeitos

Intolerância alimentar, ou sensibilidade alimentar, é um problema que determinados organismos têm em digerir certos alimentos causando reações psicológicas e físicas.

Os efeitos da intolerância alimentar são:

  • Inchaço;
  • Dor abdominal;
  • Gases;
  • Diarreia;
  • Vermelhidão;
  • Erupções cutâneas;
  • Dores de cabeça;
  • Náusea;
  • Cansaço;
  • Ansiedade;
  • Nariz congestionado;
  • Refluxo.

 

Como a intolerância alimentar pode afetar sua produtividade como empreendedor?

Considerando que diversos sintomas da intolerância alimentar são extremamente incômodos, a sensibilidade alimentar pode causar diversos efeitos psicológicos apenas pela sensação de inchaço e dores que causa.

Sintomas como diarreia, náusea e dores de cabeça são muito perturbadores e são capazes de deixar qualquer um sem trabalhar. Portanto, os efeitos físicos da intolerância alimentar são um fator importante quando pensamos na relação intolerância alimentar X produtividade.

Entretanto, existem ainda outros fatores, os fatores psicológicos da intolerância alimentar que não são causados pela desconcentração e irritabilidade causadas pelos sintomas físicos.

Pesquisas mostram que 90% da serotonina produzida pelo nosso corpo é produzida nos intestinos. Isto quer dizer que se você possui problemas digestivos – como inflamações ou intolerância alimentar – é muito provável que também tenha desequilíbrio na produção de serotonina.

Agora, se você não sabe pelo que a serotonina é responsável ou se pensa que ela é apenas responsável por te deixar feliz, aqui vão alguns benefícios da serotonina:

  • Melhora no humor;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Melhora na função intestinal;
  • Redução da ansiedade;
  • Aumento da capacidade de concentração e foco;
  • Maior capacidade de relaxamento;
  • Estabilidade emocional.

Vendo os efeitos da produção adequada de serotonina em nosso corpo, é possível entender que a intolerância alimentar pode ser um grande problema para aqueles que possuem problemas em se manter concentrados ou em ser produtivos.

Considerando que a intolerância alimentar é a incapacidade de digerir certos alimentos de forma correta e que a incapacidade de uma digestão efetiva pode levar à redução dos níveis de serotonina em nossos organismos, é certo dizer que a intolerância alimentar pode, portanto, causar instabilidade emocional, ansiedade, diminuição na capacidade de concentração e foco e, portanto, diminuição da sua produtividade.

 

Como descobrir se tenho intolerância alimentar e se ela afeta minha produtividade?

Se você está sentindo alguns dos sintomas mencionados anteriormente e sente que não está conseguindo se concentrar ou ser produtivo não importa o quanto se esforce, é provável que você esteja sofrendo com algum tipo de desequilíbrio interno. 

Caso já tenha uma rotina regular, pratique exercícios e mantenha alimentares hábitos saudáveis e ainda assim sinta falta de energia, cansaço e motivação, bem como apresente ocasionalmente alguns dos sintomas da intolerância alimentar, vale a pena fazer um teste para descobrir.

A opção mais barata, porém menos prática é manter um diário alimentar. Você deve anotar nele tudo que come e como se sente depois de alguns minutos ou horas. Se você sente que depois de comer queijo, por exemplo, começa a sentir-se inchado, com gases ou diarreia, é provável que tenha intolerância à lactose. A solução aqui é tentar eliminar os itens que estão causando a sensibilidade do cardápio.

Já a opção mais prática é realizar um teste de intolerância. Enquanto existem alguns testes específicos para intolerância à lactose, por exemplo, laboratórios tradicionais não possuem testes amplos que identifiquem múltiplos tipos de intolerância. Entretanto, os Medicross Tests de intolerância à lactose podem identificar diversas formas de intolerância em apenas um teste nada invasivo – que analisa as intolerâncias apenas usando uma amostra do seu cabelo.

Além disso, eles também possuem testes de micronutrientes, que podem verificar se há algum desequilíbrio nos níveis de micronutrientes que podem estar causando sintomas como desânimo, cansaço, ansiedade e depressão.

Seja com os testes ou através do diário alimentar, elimine o alimento que está causando os sintomas e aguarde alguns meses mantendo hábitos saudáveis. Presta atenção nos seus níveis de energia e em como você se sente. Desta forma, você pode identificar se a causa da sua baixa produtividade é ou não causada pela intolerância. Caso não seja, o ideal é procurar um médico para uma análise mais aprofundada.

E aí, gostou das informações e quer saber mais sobre intolerância alimentar? Então dá uma olhada no site Dose de Saúde para aprender sobre o tema!

Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]