fbpx

O guia passo a passo de como anunciar no Pinterest

Sumário

Muitas pessoas ignoram o Pinterest e nem pensam que ele pode ser usado nas suas estratégias de marketing. Entretanto, usar a plataforma para promover seus conteúdos, produtos e serviços pode ser uma ótima forma de vender mais e chegar à mais pessoas.

E por que o Pinterest é tão efetivo? Porque mais de 96% dos usuários da plataforma utilizam seus perfis para procurar por produtos. Enquanto isso, 87% dos usuários já compraram produtos com base no que eles viram no Pinterest.

Os usuários da plataforma estão planejando, aprendendo e explorando. Eles são mais ativos que os usuários do Facebook e Instagram, por exemplo, que estão apenas rolando o feed passivamente. No Pinterest, os usuários estão procurando por algo. E o que você quer é aparecer para estas pessoas!

Agora, se com o alcance orgânico (não pago) do Pinterest eu já consegui 11 milhões de visualizações, imagina o que o Pinterest Ads pode fazer! Além de dar um empurrãozinho no seu alcance orgânico, anunciar no Pinterest te ajuda a alcançar as pessoas certas, graças às possibilidades de filtros bastante detalhados.

Quando o Pinterest lançou a ferramenta de anúncios deles aqui no Brasil, eles me convidaram para uma masterclass e ensinaram tudo que você precisa saber para anunciar na rede. Agora, compartilho este conhecimento com vocês, e tudo que aprendi anunciando no Pinterest na prática!

 

Como anunciar no Pinterest

Para um anúncio, você precisa ter uma conta business (ou para negócios). Te ensino como criar uma ou converter sua conta pessoal em business aqui. Isso vai habilitar seu acesso ao gerenciador de anúncios.

Assim que tiver sua conta para negócios, você terá acesso à aba Anúncios no canto superior esquerdo. Clique neste menu e depois em “Criar anúncio” para começar. Depois disso, é só seguir o passo a passo abaixo para anunciar no Pinterest:

 

1. Escolha seu objetivo

O primeiro passo é escolher o objetivo de sua campanha. Esta escolha definirá o que você quer com a campanha e também influenciará a maneira como você será cobrado.

Suas opções de anúncio são:

  • Reconhecimento da marca (ou brand awareness): o objetivo deste tipo de anúncio é que seu pin seja visto pelo maior número possível de usuários relevantes, não importando o número de interações. Você será cobrado por 1.000 impressões.
  • Visualizações de vídeo: também está conectado ao reconhecimento da marca. O objetivo é construir este reconhecimento através dos seus vídeos. Você também será cobrado por impressões.
  • Consideração/tráfico: esta é uma das formas de anúncio mais populares. Aqui o objetivo é direcionar o tráfego para seu site. Entretanto, mesmo a campanha de reconhecimento de marca proporciona isto (se seu pin for atrativo o suficiente para fazer com que o usuário queria clicar para ver mais). Nesta opção, você paga por clique.
  • Conversões: este tipo de campanha permite você levar os usuários a tomarem uma ação específica no seu site.
  • Vendas por catálogo: neste tipo de anúncio você cria pins de compras (shopping pins/shopping catalog) específicos para promover seu inventário de produtos.

Além de definir o objetivo da sua campanha, você também deve escolher um nome e o seu orçamento. Você também deve definir se vai veicular anúncios contínuos ou em datas específicas.

É importante ressaltar que você pode adicionar diversos pins para uma mesma campanha. O legal aqui é separar suas campanhas por objetivo e colocar todos os anúncios com aquele objetivo dentro da mesma campanha.

Com relação à escolha de objetivos, recomendo o de reconhecimento de marca e o de consideração/tráfego para quem quer ganhar mais visibilidade, seguidores e tráfego. Para vendas, recomendo criar os pins de produto que são muito mais objetivos.

 

2. Estabeleça seus critérios de direcionamento

Nesta etapa, você criará seu grupo de anúncios. Você pode ter vários grupos de anúncios dentro de uma campanha, e vários anúncios individuais (os pins) dentro de cada grupo de anúncios.

Os grupos de anúncios servem para determinar a segmentação, o cronograma e um orçamento específico.

Com relação à segmentação, você tem várias opções diferentes. O Pinterest oferece uma segmentação expandida.

Você pode escolher focar em se reconectar com pessoas que já interagiram com sua marca ou, procurar encontrar novos usuários que nunca interagiram com você.

Você também pode criar públicos-alvo, que funcionam mais ou menos como os públicos personalizados do Facebook. Aqui você pode carregar toda sua lista de e-mails (ou partes dela), criar públicos com base em atividades recentes no seu site, ou usuários que interagiram com um determinado pin.

Se você quiser alcançar usuários parecidos com qualquer um destes públicos, você pode criar um público “actalike”, que mostrará seus anúncios a usuários similares àqueles mencionados acima.

Além desta opção, também é possível usar qualquer combinação de critérios demográficos básicos como localização, idioma, gênero, e mais, com direcionamento de interesse e direcionamento de palavras-chave.

Isso mesmo, tudo junto! A segmentação expandida oferece inúmeras possibilidades de criar um nicho bem específico para as suas campanhas. O Pinterest Ads combina o melhor de todas as plataformas – redes sociais + mecanismos de busca.

Vale lembrar que a segmentação de interesse afeta onde seu anúncio vai aparecer na navegação/busca quando os usuários estiverem rolando o feed em determinadas categorias nos seus feeds iniciais ou buscando por uma palavra-chave.

Por isso, você deve escolher os interesses que estão realmente relacionados ao seu anúncio. Isto porque mesmo que alguém goste de fotografia, pode não estar interessado no seu pin sobre lentes de câmera quando estiver rolando o feed procurando por roupas, por exemplo.

Já a segmentação por palavras-chave determinará em quais buscas seus anúncios no Pinterest aparecerão. E esta é a parte mais importante da campanha. Isso porque os usuários que estão procurando por algo através de palavras-chave estão mais adiantados no funil de vendas, e provavelmente mais próximos de comprar ou pelo menos acessar seu site e conhecer sua marca.

Nesta parte, quando você digita as palavras-chave que deseja segmentar, o Pinterest te mostra uma lista de palavras-chave relacionadas e seus volumes mensais de busca. Isto te dá uma ideia de quantos usuários pode alcançar.

No aspecto mais prático, pode até ser fácil incluir palavras-chave mais óbvias. Entretanto, o Pinterest recomenda que você adicione pelo menos 25 palavras-chave. Além disso, se você só inclui as palavras mais óbvias pode não ter resultados tão interessantes.

Aqui, recomendo passar bastante tempo pensando em palavras-chave “fora da caixa” e que sejam bem específicas para o seu público. Se você vende, por exemplo, um ebook sobre como viajar com animais, incluir palavras-chave como “viagem” pode ser um gasto desnecessário. Isso porque nem todo mundo que quer viajar, quer viajar com animais. Por isso é importante pensar em nichos bem específicos para garantir que seu dinheiro gasto nos anúncios renda mais.

Depois disso, você vai definir uma meta de frequência e um limite. A meta de frequência é definida para aquele grupo de anúncios e é o número de vezes que você deseja que os usuários vejam seu anúncio semanal ou mensalmente (entre duas e 20 vezes). O limite é o limite superior para visualizações mensais.

Por último, você pode deixar o Pinterest escolher automaticamente a quantia gasta para ter o maior impacto baseado no seu orçamento, ou você pode definir uma taxa máxima que está disposto a pagar por ação (o que eu recomendo). Em outras palavras, se você escolher como objetivo o reconhecimento de marca, por exemplo, pode definir o valor que está disposto a pagar por mil impressões (CPM).

 

3. Selecione um pin

O último passo é escolher o pin (a imagem) que quer anunciar.

Apesar de este ser um dos últimos passos, é importante ter em mente o pin que você quer usar desde o início. Assim, você pode escolher o público e as palavras-chave certas para aquele anúncio. Nesta fase, também é possível criar um novo pin, caso você não queria anunciar nenhum dos que você já publicou anteriormente.

Dica: é legal usar alguns pins que já existem (desde que sejam de boa qualidade) e que têm uma boa performance no orgânico. Lembrando que isto só é válido caso você já tenha estes dados através do Pinterest Analytics. Mais sobre isso logo abaixo.

Nesta tela, você verá todos os seus pins. Tudo que você precisa fazer é selecionar um deles clicando na imagem.

Depois disso, você deve digitar o título do pin (lembre-se de criar um título atrativo incluindo sua palavra-chave foco) e estabelecer a URL de destino para a qual deseja enviar o tráfego.

Por fim, você deve submeter sua campanha para revisão. Quando for aprovada, ela começará a funcionar na data de início programada.

 

Como escolher o pin certo

Existem algumas estratégias que você pode usar para escolher o melhor pin para anunciar. Aqui vão algumas opções:

  • Use o Pinterest Analytics: você pode usar a ferramenta para encontrar seus pins com o melhor desempenho dentro de um determinado período de tempo. Aqui, você pode ver, por exemplo, os pins que mais foram salvos ou clicados. É uma ótima forma de ter uma ideia sobre quais pins seu público mais gosta (em termos de conteúdo, design, imagens, etc).
  • Crie um novo Pin com base no Analytics: aqui, é interessante analisar os pins que tiveram mais interação (gosto de filtrar pelos cliques, que acabam gerando tráfego para o seu site). Observe o que eles têm em comum, se são os designs, a fonte, uma CTA, ou algo mais? Depois de chegar a uma conclusão, crie diferentes versões para o mesmo pin, que usem este elemento que converte.
  • Foque em conteúdo: Uma vez vi um pin sobre como criar uma parede de cimento queimado. Quando voltei àquele conteúdo, percebi que era de uma marca de revestimentos. Eles usavam um material com características e resultados que nenhum concorrente tinha ou conseguia oferecer. E este é o tipo de conteúdo com um ótimo desempenho no Pinterest. Então, se você conseguir introduzir seu produto dentro de um conteúdo informativo, essa pode ser uma ótima forma de chegar à mais pessoas.

Vale lembrar que ao criar um anúncio no Pinterest, você tem a possibilidade de escolher entre diferentes formatos. É possível criar um pin “normal”, ou seja, uma imagem estática, mas também outros tipos como, vídeo, produto, carrossel, coleções e ideia.

 

4. Configure sua cobrança

Para terminar de criar um anúncio no Pinterest você precisa configurar a cobrança. Para isto, é necessário que você tenha cartões de crédito que possa usar para efetuar o pagamento. O Pinterest Brasil não aceita outras formas de pagamento.

Depois de inserir os dados dos seus cartões de crédito na plataforma, você será cobrado somente quando seu anúncio estiver rodando.

 

5. Acompanhe seus resultados

Quando suas campanhas forem publicadas, é possível monitorar seu progresso e editá-las a qualquer momento. Isto pode ser feito através do Pinterest Ads Manager, a ferramenta de anúncios do Pinterest.

Lá, você pode ver quais campanhas estão em andamento, quanto você está gastando e os resultados obtidos. Aqui vão algumas informações às quais você tem acesso:

  • Impressões
  • Cliques
  • Taxa de click-through (CTR)
  • Média CPC ou CPM
  • Total de gastos com os anúncios

Se o objetivo da sua campanha (que você seleciona lá no início) for de conversão você pode até rastrear o retorno dos gastos com anúncios quando os usuários convertem. Estes números são calculados com base no quanto o anúncio te custou, e quanto os usuários gastaram em seu site.

 

Dicas para melhorar os resultados seus anúncios no Pinterest

Agora que você já sabe como criar um anúncio no Pinterest, aqui vão as principais dicas práticas para fazer com que você obtenha resultados ainda melhores!

 

Otimize seu SEO

O primeiro passo para melhorar seus resultados, no geral, é otimizar seu perfil para que ele seja encontrado com mais facilidade pelo mecanismo de buscas do Pinterest. O que você precisa otimizar? Basicamente tudo!

Otimize seu nome de exibição, descrição do perfil, nomes de pastas e também as suas descrições. Além disso, é importante também otimizar os pins que você cria para que incluam as palavras-chave certas.

O essencial aqui, é que os tópicos estejam minimamente relacionados, que você tenha um nicho definido. Assim, quando seu público-alvo entrar na sua página do Pinterest, é mais provável que fique.

 

Ative os Pins Avançados

Os Pins Avançados – ou Rich Pins – são parte essencial da sua estratégia no Pinterest. É importante que eles estejam ativados para que o seu perfil e seus pins tenham mais relevância e sejam encontrados com mais facilidade.

Neste post expliquei direitinho como fazer isto.

 

Faça uma pesquisa de palavras-chave

O primeiro passo de qualquer um que deseja anunciar no Google é fazer uma pesquisa por palavras-chave. Como o Pinterest é um mecanismo de buscas, isto não é muito diferente neste caso. Você precisa saber o que seu público-alvo está procurando no Pinterest antes de poder anunciar para eles.

Aqui, existem algumas opções. Você pode ir até seu Pinterest e digitar os termos de busca que acha que seu público pode estar usando. Se você usar um termo mais amplo, vai ver diversas sugestões que podem ser relevantes.

Entretanto, se os resultados não forem satisfatórios, você pode procurar por ideias de palavras-chave fora da plataforma. É possível fazer pesquisas e encontrar inúmeras ideias de palavras-chave em sites como KW Finder, Ubersuggest, Ahrefs e Google Trends.

O que você pode fazer é criar uma lista com estas palavras-chave e depois inserir no gerenciador de anúncios quando estiver criando uma campanha. De acordo com o próprio Pinterest, é importante adicionar o máximo de palavras-chave possível – desde que elas estejam relacionadas ao produto ou serviço que você quer anunciar.

 

Crie diferentes tipos de anúncios

Como vimos anteriormente, o Pinterest oferece diferentes opções de anúncios.

Dependendo do seu objetivo, pode ser interessante testar diferentes formatos. Os pins “tradicionais”, por exemplo, aparecem no feed de um usuário com o texto “Promovido por” e o nome de sua empresa.

Eles são ótimos para trazer mais tráfego, já que quando o usuário clica na imagem é direcionado ao seu site – em vez de abrir a imagem em tamanho maior na tela, como acontece normalmente.

Os pins de vídeo, por outro lado, não são tão bons para trazer tráfego, mas uma ótima opção para aumentar o brand awareness ou promover um produto específico.

 

Crie diferentes tipos de campanhas

Existem 5 estratégias principais de campanha:

  • Reconhecimento da marca
  • Visualizações de vídeo
  • Consideração
  • Conversões
  • Vendas por catálogo

Como já vimos mais cedo neste texto, o objetivo da campanha é a primeira coisa que você seleciona. O tipo de campanha, portanto, vai depender de seus objetivos.

A maioria escolhe gerar tráfego, já que é uma das formas mais simples e objetivas de ver resultados. Além disso, como você só é cobrado por cliques, pode ser financeiramente mais vantajoso.

Mas, dependendo do seu orçamento e objetivo, pode ser interessante focar em engajamento e conversões, por exemplo.

 

Comece com um valor alto de CPC

O Pinterest usa o modelo lances. O que isto significa na prática? Você só paga mais do que o maior lance anterior — até atingir o seu máximo.

Se o seu CPC máximo é R$10,00 e o lance mais alto era R$1,00, você pagaria um pouco mais do que R$1,00 por aquele clique. É claro que é importante monitorar os custos e ver se os lances não estão muito altos. É essencial também determinar o custo máximo que não prejudicaria seu orçamento.

Após analisar seus números por alguns dias, você pode diminuir seu lance para um meio-termo. Assim, você garante que a campanha não vai custar mais do que deveria a longo prazo.

 

Invista no design dos seus pins

O Pinterest é uma plataforma visual. Portanto, ter imagens visualmente bonitas é o mínimo que você precisa. Entretanto, ter uma imagem bonita não é suficiente. É essencial que suas imagens mostrem claramente o que elas oferecem ao usuário.

Invista em criar imagens que tenham um design interessante e que se destaque. Use fontes grandes e claras, sem muitas serifas ou escritas à mão. Além disso, use imagens e cores alinhadas à sua marca. Inclua uma call to action (CTA). Tudo isso vai fazer a diferença.

Mas, não vou me alongar muito aqui. Já escrevi um artigo sobre como criar o pin perfeito, que te ensina tudo que você precisa para ter imagens que convertem.

 

Faça testes A/B

Como em qualquer outra estratégia de marketing, você precisa fazer testes A/B.

Marketing não é uma ciência exata, e existem muitos erros até você chegar em um acerto. E estes tipos de testes te ajudam a encontrar a direção certa.

Os testes A/B funcionam mais ou menos assim: você experimenta algumas variáveis diferentes nos seus anúncios e mede a eficácia de cada uma delas. Pode ser design diferente, copy, imagem, palavras-chave. O objetivo aqui é descobrir qual conjunto de variáveis traz o maior número de conversões.

Entretanto, é importante não criar designs tão diferentes que nem pareçam mais que foram criados pela sua marca. É importante manter uma certa consistência, mas mudar uma coisa ou outra. Você pode trocar cores (desde que estejam dentro da sua paleta), fontes e layout para descobrir o que traz mais tráfego, cliques e conversões.

Para isto funcionar, você deve criar pelo menos 2 grupos de anúncios. Assim, você pode experimentar 2 visuais diferentes para ver qual deles tem melhor desempenho.

Depois, você pode criar grupos adicionais para testar diferentes palavras-chave ou interesses.

É importante alterar alguns elementos para testar, mas nunca altere todos os elementos de uma vez só. Cada grupo de anúncios deve ter apenas uma alteração, para que outros fatores não influenciem nos dados.

No fim, ao analisar seus resultados você terá uma visão mais clara de que tipo de imagem, design, fonte e palavras-chave funcionam melhor.

 

Tenha uma ótima landing page

De nada vale trazer muito tráfego e não ter uma landing page que converte. Antes mesmo de anunciar no Pinterest – ou em qualquer rede social ou plataforma – é importante que a sua oferta esteja perfeita.

Se seu site demora a carregar, se a página não parece legítima, ou se a sua oferta simplesmente não é boa o suficiente, é provável que você vá gastar muito e ter pouco retorno.

Certifique-se de que você oferece ótimas opções de frete (para produtos físicos) ou que tenha uma página de vendas otimizada para conversões.

Perguntas Frequentes

Para criar anúncios no Pinterest, você precisa ter uma conta de negócios. Acesse o Pinterest Ads Manager, selecione o objetivo da campanha, defina o público-alvo, orçamento e calendário de veiculação. Em seguida, crie os pins promovidos com imagens atraentes e descrições relevantes para o seu negócio.

O valor para anunciar no Pinterest varia de acordo com o modelo de cobrança escolhido. Você pode optar pelo custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM). O valor do lance para cada anúncio dependerá do orçamento diário ou total definido para a campanha, do público-alvo e do segmento de mercado.

O tráfego pago no Pinterest envolve a promoção de pins para direcionar mais visitantes ao seu site ou loja virtual. Você pode definir um público-alvo específico para os seus pins patrocinados e pagar com base no número de cliques (CPC) ou visualizações (CPM) que o anúncio recebe.

Anunciar no Pinterest pode ser uma estratégia ótima para aumentar a visibilidade da sua marca, direcionar tráfego para o seu site, alcançar um público altamente segmentado e aumentar as vendas. A plataforma é conhecida por inspirar os usuários com pins visuais, tornando-a especialmente atraente para negócios que desejam se conectar com consumidores em busca de ideias e produtos relevantes.

Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]