fbpx

4 perguntas frequentes sobre fotografia que você precisa parar de fazer

O fotógrafo que nunca ouviu “Que foto linda, que câmera você tem?” que atire a primeira pedra. Num mundo digital, onde cada vez mais gente tem acesso a câmeras melhores é frequente que nós fotógrafos sejamos perguntados sobre nossas câmeras, equipamentos e outras coisas que, no fundo, não importam tanto quanto todos pensam.

No começo, realmente não é fácil entender, e muitas vezes na nossa cabeça a confusão é grande e tudo que queremos perguntar é “Minha câmera é a mesma que a sua, porque ela não faz isso?”. Bem, mas você quer parecer um adulto, você quer dar a entender que entende tudo enquanto ainda está internamente em uma dura batalha, tentando juntar as peças do quebra-cabeças de tudo que já ouviu e desejando que tudo fosse mais simples. Bem, todos nós já estivemos no seu lugar.

Eu lhes digo uma coisa, eu sei as respostas que vocês querem, mas vocês estão fazendo as perguntas erradas. Se você tem uma câmera point and shoot e percebe que ela não faz o mesmo “efeito” das câmeras “profissionais” a pergunta a se fazer não é “Que câmera você tem?”.

Se você viu que o flash da sua câmera não funciona como o de um “profissional” a questão não é qual flash externo o fotógrafo tem, e sim se você sabe usá-lo corretamente. A questão é a seguinte, você pode fazer as perguntas “erradas” e receber uma informação que não agregará muito, ou fazer as perguntas certas para conseguir as melhores respostas, e que realmente vão te ensinar algo, e não serão informações vazias. Aí vai:

 

1. Qual câmera você tem?

Pergunte: Porque você prefere (ou escolheu) esta câmera?

Enquanto na resposta da primeira pergunta você vai receber uma resposta curta com o nome da câmera, a outra abre um leque de oportunidades.

Primeiramente, provavelmente a pessoa com a qual você está conversando vai se abrir e contar a você que ela precisa dessa câmera porque ela é full-frame, porque ela é compatível com a maioria das lentes, porque seus acessórios são mais baratos, porque gosta mais das funcionalidades da câmera, porque ela tem wi-fi integrado, porque tem um sistema de foco melhor, porque tem um ISO maior.

Além disso, a conversa pode estender-se até sobre lançamentos, equipamentos, e outras câmeras que o fotógrafo gostaria de ter. Percebem como a quantidade de respostas e de informação que você ganha é enorme, além de deixar o fotógrafo muito mais simpático e falante.

 

2. Quais configurações você usou nesta foto?

Pergunte: Como foi o processo desta foto, como ela aconteceu?

Imagine a seguinte situação: você acabou de comer um petit gateau delicioso em um restaurante e e decide perguntar ao chef qual foi a temperatura do forno que ele usou para assar, isso mesmo, a temperatura do forno. Além de não fazer muito sentido, isso não faz muita diferença, porque o que importa é o modo de preparo, as condições sob as quais a refeição foi cozinhada, entre outras.

A mesma coisa acontece na fotografia, muito pode mudar de acordo com a luz, ou simplesmente de acordo com o seu propósito, se sua intenção é congelar um movimento ou captá-lo. Portanto pergunte a receita! Como foi o processo de criação desta foto? Qual era sua intenção ao fazer esta foto?

Bem, se me perguntassem como aconteceu esta foto acima, por exemplo, diria que tinha uma luz linda entrando nessa parede de tijolos, e que era perfeita, e que eu pirei quando vi. Aí eu levei a modelo pra lá e ajustei a câmera de acordo com o que eu queria, que era aproveitar a luz e a sombra que fizeram toda a diferença, meu único pensamento era regular a exposição para que a foto ficasse escurinha e houvesse luz onde eu queria que houvesse. Se o sol tivesse mais baixo ou se tivesse um dia muito nublado talvez essa luz não tivesse entrando da forma que eu precisava e eu precisaria mexer nas configurações. E se perguntassem a configuração: ISO 800, f/4,5, 1/200. Percebem a diferença?

PS: se quiser saber mais sobre configurações, dá uma olhada neste post sobre velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO.

 

3. Qual preset você usou nesta foto?

Pergunte: Você pode falar um pouco sobre o seu processo de edição nesta foto?

Bem, este é o tipo de perguntas que faz muita gente subir pelas paredes! O público em geral acha que realmente, é só escolher um filtro bonito, como no Instagram, apertar um botão e voilà! Mas se você quer ganhar dinheiro com a fotografia é melhora tirar esse pensamento da sua cabeça pra ontem.

Não é feitiçaria, é tecnologia, um filtro ou ação pode ser lindo na foto do fotógrafo X mas na sua, não vai ficar a mesma coisa, mesmo que seja a mesma foto, e te digo uma coisa: foi porque ele fez pequenas alterações que mudaram a foto completamente.

Fazendo a pergunta correta você poderá receber respostas como, eu apliquei um preset/ação e depois disso fiz alguns ajustes de cores porque gostaria que a foto parecesse mais “quente”, aumentei um pouco a nitidez, mexi nos realces e nas sombras, deixei as cores de sombras mais magenta porque eu gosto desta coloração, mexi na distorção da lente e também nas curvas. Talvez ele até mesmo te mostre como fez isso, nós adoramos falar sobre estas coisas.

 

4. O que é bokeh? O que é uma lente de zoom?

Pergunte: Eu já procurei na internet mas ainda estou meio confuso. O que quer dizer abertura?

Bem, sobre isto, o Google é o expert. Claro, você pode perguntar, mas são coisas básicas que um computador pode te responder com explicações práticas, claras e imagens mostrando a diferença. Como você, no início, também tive minhas dúvidas e digitava no Google. Acredite, tem muita gente com a mesma dúvida e é super fácil de entender. Inclusive, se você quer saber mais sobre o efeito bokeh, veja este post!

Se você está falando com um fotógrafo, uma pessoa com quem você pode tirar dúvidas importantes, use-o para isto. Se você ler algo e não entender de jeito nenhum ou entender mas ainda ficar meio confuso garanto que a pessoa à quem você perguntar ficará muito mais feliz e aberta se ver que você já pesquisou e pelo menos se esforçou para entender, a conversa vai ficar muito mais tranquila e te dará muito mais abertura.

PS: Este texto não serve para desencorajar ninguém, ninguém mesmo. Não estou dizendo para parar de perguntar, mas sim, fazer perguntas melhores para que você efetivamente aprenda algo que possa te ajudar a melhorar sua fotografia de verdade!

 

Picture of Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]