Já se foi o tempo em que nossos concorrentes eram vistos como competidores. Hoje em dia o Marketing Colaborativo tem muito mais chances de oferecer a exposição que você precisa, seja seu negócio grande ou pequeno. Unir-se à seus concorrentes ou à empresas que oferecem serviços ou produtos complementares ao seu pode ser uma grande oportunidade de crescimento para a sua marca.

 

O que é o Marketing Colaborativo e por que ele é importante?

De acordo com a Forbes, Marketing Colaborativo é, em resumo, o processo de compartilhar recursos com outras empresas para aumentar o número de leads, awareness da marca e até mesmo influência.

Já tem alguns anos que o marketing colaborativo vem conquistado grandes marcas. Mas ele é, sem dúvidas, ainda melhor para pequenos negócios e até mesmo trabalhadores independentes como empreendedores e freelancers. Mas, por que?

De acordo com Brigette Bard, fundadora do BioSURE, “pequenos negócios enfrentam uma competição massiva, que abrange desde grandes corporações globais e líderes de mercado até empreendedores inovadores trabalhando de seus quartos. Às vezes é a arte da colaboração que dá aos pequenos negócios a vantagem estratégica em um mercado competitivo.”.

Não é que a competição seja ruim. Ela estimula serviços a atingirem níveis mais altos e negócios a criarem produtos de melhor qualidade e a desenvolver melhores estratégias de marketing.

Porém, o Marketing Colaborativo também pode trazer inúmeros benefícios e é isto que vamos ver neste artigo.

 

4 maneiras de crescer seu negócio usando o Marketing Colaborativo

 

1) O Marketing Colaborativo te ajuda a economizar

A maior parte das parcerias no Marketing Colaborativo, como Co-branding e Co-marketing, envolve dividir conhecimento, ideias, insights, tarefas e até mesmo despesas. Dependendo da colaboração, você nem terá despesas. Mas, se você está trabalhando na criação de um produto ou serviço mais complexo – como nas colaborações de co-branding – é possível que tenha que investir algum dinheiro – contratando um profissional ou comprando materiais, por exemplo. E estes custos, portanto, serão divididos.

Além disso, você ganha exposição de forma gratuita. Não é preciso pagar nada à ninguém, já que ambos os negócios envolvidos na parceria fazem esforços mútuos para divulgar o parceiro, seus produtos e serviços e a parceria em si.

 

2) A colaboração te ajuda a expandir sua audiência

Como ambos os negócios estão fazendo esforços para crescer juntos, compartilhar seus conhecimentos e promover seus produtos e serviços, é natural que a sua audiência também cresça.

A divulgação mútua vai fazer com que públicos diferentes – mais especificamente, o público do seu parceiro –, mas com os mesmos interesses, passem a conhecer a sua marca. O mais interessante é que por te conhecer através de uma marca na qual eles já confiam, você tem muito mais chances de conquistar aquela nova audiência.


Relacionado: Marketing de Conteúdo: como atrair as pessoas certas e conectá-las à sua marca


 

3) O Marketing Colaborativo te traz novas perspectivas

Fazer colaborações somando o melhor de cada profissional, onde cada um contribui em um projeto ou ação de marketing com a habilidade ou conhecimento na qual se destaca ou sabe mais é a melhor forma criar produtos, serviços e projetos únicos e com muita alma e identidade.

Além disso, entender o ponto de vista de outros negócios te traz uma nova perspectiva. Isto faz com que o seu negócio ganhe novos ares e possibilita que novas ideias floresçam. Além disso, trazer novas perspectivas é também incrivelmente enriquecedor para o seu público.

É inegável que o seu público gosta de você e do seu ponto de vista. Porém, compartilhar com a sua audiência um novo ponto de vista, novas ideias e opiniões vindas de pessoas nas quais você confia e acredita, pode ser visto como uma grande qualidade por seu público. Afinal, você está complementando o que já oferece, trazendo ainda mais benefícios para quem acompanha você ou sua marca.

 

4) Colaborações te ajudam a vender mais

Colaborações, sem dúvidas, fazem com que seja mais fácil vender seus produtos e serviços. Funciona parecido com o “boca a boca”. Entretanto, enquanto no boca a boca são os clientes que falam de você para outros possíveis clientes, na estratégia de Marketing Colaborativo é o seu parceiro fala de você, dos seus produtos ou serviços ou dos produtos ou serviços que vocês criaram juntos.

O melhor é que se o público do seu parceiro acredita e confia nele. Então, se ele possui uma relação próxima com a sua própria audiência, esta credibilidade é automaticamente transmitida à você e à sua marca. E isto é feito numa escala muito maior do que quando seus clientes comentam com amigos.

Esta é uma das estratégias de marketing que estamos usando para promover o nosso curso sobre branding, storytelling e marketing digital, “Histórias que deixam marcas”. Nós fechamos parcerias com grandes nomes de influenciadores que têm um público que está interessado nestes temas e que confiam no nosso trabalho. Ao divulgar o nosso curso e realizar uma venda, eles ganham uma comissão de cerca de R$ 100,00 por curso vendido. Neste caso, ambos os lados saem ganhando. Nós ganhamos mais exposição e eles ganham a comissão sobre as vendas em troca.

marketing colaborativo

É claro que é importante ter em mente como o marketing colaborativo pode te ajudar a crescer. Entretanto, esta não deve ser a sua única preocupação. É essencial, na sua estratégia de co-marketing ou co-branding, incluir também os interesses e benefícios que aquela parceria trará também para ele.

A base de qualquer parceria está no princípio de que ambos devem sair ganhando. Portanto, pense em quanto esta ou aquela estratégia pode ajudar você e o seu parceiro a crescer. Entenda o valor que ele pode agregar à sua marca e tenha em mente também, muito claro, o valor que você pode agregar à marca daquele negócio.

Perceber que cada negócio tem um público específico e uma forma diferente de dialogar com ele pode, acima de tudo, trazer uma mentalidade mais positiva para você e seu negócio. E não há nada que pague isto.

 


 

E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se gostou e compartilha com a gente se tem mais alguma dica!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3

marketing colaborativo