Em busca dos melhores livros para aprender a fotografar melhor ou simplesmente encontrar inspiração para suas fotos? Então veio ao lugar certo!
Você sabia que a primeira fotografia da história levou oito horas para ser capturada? Em 1826, Joseph Nicéphore Niépce criou a imagem “Vista da Janela em Le Gras” com uma placa de estanho coberta de betume.
Desde então, a fotografia evoluiu drasticamente. Hoje, capturar imagens impressionantes exige um olhar treinado e conhecimento técnico, que podem ser desenvolvidos através dos livros certos.
Livros como “Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis” oferecem uma introdução aos conceitos básicos, enquanto “O Olho do Fotógrafo” aprofunda-se na composição. Além disso, livros que compartilham os trabalhos e trajetórias de fotógrafos icônicos são ótimos para aprender ao observar seus trabalhos e nos proporcionar uma nova perspectiva sobre esta arte.
Continue lendo para descobrir os melhores livros de fotografia que todo fotógrafo deveria ler. Esses livros vão fornecer conhecimento técnico, inspiração e novas perspectivas para elevar sua criatividade e registrar fotos incríveis.
Relacionado: Os 9 melhores cursos de fotografia online
Os 12 melhores livros de fotografia que todo fotógrafo deveria ler
Se você está procurando livros para aprender sobre fotografia ou simplesmente livros para encontrar inspiração e informações sobre este universo, abaixo, listei os melhores que já encontrei.
Seja você um fotógrafo amador ou profissional, escolhi desde livros que exploram os princípios básicos da fotografia e da câmera digital e com ideias de poses para te ajudar em ensaios, até livros mais focados em fotojornalismo, fotografia documental, preto e branco, e em grandes nomes da fotografia.
Ou seja, abaixo, você irá encontrar livros para quem ama fotografia, independente do seu nível e do seu objetivo.
Este é um dos livros mais fáceis de ler e entender que já encontrei sobre fotografia.
Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis é um livro perfeito para quem está iniciando na fotografia e quer saber o básico. Com exemplos ilustrados por imagens de fotógrafos famosos, ele transforma conceitos complexos em ideias simples e claras.
Se você tem dificuldade em entender sobre composição, luz e até mesmo as configurações básicas da sua câmera, este é o livro para você!
O Olho do Fotógrafo é um livro ótimo e muito completo. Ao ler, sinto que poderia ser denominado como uma versão estendida de “Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis”.
Muitos conceitos, abordados superficialmente no livro acima, são detalhados neste livro de Michael Freeman.
A leitura, entretanto, não é tão fluida quanto a do livro anterior. Por aprofundar-se bastante em todos os aspectos da composição da fotografia ele precisa ser lido com calma.
Apesar de abordar os assuntos de forma mais aprofundada e um pouco menos didática do que “Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis”, “O Olho do Fotógrafo” é ótimo e mostra diversos exemplos práticos que facilitam o entendimento dos conceitos.
É um ótimo investimento para quem quer melhorar a composição de suas fotos.
O livro perfeito para quem está começando e não entende muito sobre fotografia e sobre equipamentos (PS: falei sobre os melhores equipamentos de fotografia para iniciantes aqui. Se você está começando, este post pode te interessar).
O Manual da Fotografia Digital é um livro muito completo que explica desde a câmera em si – e das diferenças entre modelos e lentes, por exemplo – passando por técnicas fotográficas, softwares, edição e abordando até formas de ganhar dinheiro e como funcionam os direitos autorais.
Não espere grandes e profundas explicações sobre cada aspecto. O objetivo deste livro é reunir um apanhado de tudo para que você compreenda o essencial de cada parte.
O melhor de tudo é que o livro é cheio de imagens que ilustram perfeitamente cada uma das informações apresentadas por Doug Harman. Um daqueles investimentos que realmente valem a pena.
Relacionado: 6 filmes que vão te ajudar a aprender sobre fotografia
Este é um daqueles livros para folhear, ler e observar com calma.
Para fotógrafos iniciantes, uma das principais dificuldades quando fotografa alguém que não é modelo profissional é preocupar-se com a direção de quem está sendo fotografado.
Se você já fotografou alguém, aposto que já deve ter ficado meio perdido, sem saber o que fazer ou dizer para a modelo.
Este livro mostra exemplos práticos de como melhorar suas fotografias e o direcionamento da modelo. Enquanto faz uma análise de trabalhos de fotógrafos famosos, mostra também séries de fotos e o que está “errado” com cada uma delas.
É ótimo para quem tem dificuldade ao dirigir modelos e em fazer fotos de pessoas. O livro mostra como melhorar suas fotografias usando técnicas de composição como luz, foco, ângulo, entre outros.
Henri Cartier-Bresson é considerado o maior fotógrafo de rua do século XX, e este livro é uma ótima porta de entrada para entender sua vida e obra e para aqueles que querem aprender sobre um dos grandes nomes da fotografia.
Este livro narra sua vida desde os primeiros encontros com os surrealistas, passando por seu trabalho cinematográfico e experiências na Segunda Guerra Mundial, até o desenvolvimento de sua estética pessoal e do conceito do “momento decisivo”.
É uma leitura essencial para quem deseja se aprofundar na fotografia de rua, pois lista seus princípios, filosofias e ética, mostrando como ele ajudou a estabelecer a fotografia do cotidiano como uma forma de arte.
Embora o formato pequeno do livro possa não ser o mais ideal para observar as imagens icônicas do fotógrafo, ele funciona bem como uma biografia ilustrada. O texto é cheio de informações, incluindo entrevistas com o artista, suas opiniões sobre fotografia e métodos de trabalho, além de citações e opiniões de outros fotógrafos.
Um dos melhores livros sobre fotografia que já li nos últimos tempos. Para ter uma ideia do propósito do livro, a seguinte frase o resume muito bem: “Alone or together, good composition and technical prowess don’t imply fine art. A great number of photographers can produce exquisite photographs that say nothing and inspire nobody.”
(Em tradução literal: Sozinhos ou acompanhados, a boa composição e a proeza técnica não implicam em fine art. Um grande número de fotógrafos pode produzir fotos extraordinárias que não dizem nada e não inspiram ninguém.)
The Art of Photography não é apenas para aqueles que estão iniciando, mas para quem quer aperfeiçoar suas habilidades e olhar.
O livro aborda, entre outros temas, como usar técnicas de fotografia para transmitir uma mensagem. É sobre a fotografia como uma arte, e sobre como dar significado ao seu trabalho, não tanto sobre o processo fotográfico em si.
Este livro é um dos meus preferidos. Não só porque ele foi um presente de despedida dos meus alunos, mas porque ele é realmente um guia visual muito rico.
O livro conta a história da fotografia desde os primeiros fotógrafos até os dias de hoje. É muito interessante para quem quer entender um pouco melhor a história da fotografia como arte, como tudo começou, as técnicas que eram usadas e como as fotos de antigamente influenciaram as de hoje.
Em meio a tanta informação interessante você encontrará imagens históricas e – em alguns casos – a história por trás delas.
Acima de tudo, este livro é uma inspiração. Basta dar uma folheada em suas páginas para a cabeça começar a fervilhar de ideias. É perfeito não só para amadores, mas para quem já fotografa há certo tempo.
Além disso, o livro é de capa dura e lindo por fora, daqueles que a gente deixa exposto em cima de uma mesa, sabe?!
Genesis é o livro que me fez sonhar em ir para a Patagônia, o livro que me encantou desde a primeira vez que o vi e encanta sempre que vejo. É realmente uma obra de arte, e eu sempre fico admirada com as imagens que encontro nele.
Sebastião Salgado foi um dos primeiros fotógrafos que conheci quando comecei a fotografar e hoje fico deslumbrada a cada imagem sua que vejo.
Genesis traz imagens incríveis de suas viagens pelo mundo, mostrando tanto a beleza de uma paisagem quanto a crueza de tribos isoladas da África. Com isso Genesis é um retrato do nosso mundo ainda – um pouco – selvagem.
Mais um ótimo livro de Henry Carroll. Diferente dos títulos da série “Leia isto se quer tirar fotos incríveis“, em Fotógrafos sobre a Fotografia, Carroll reune as principais fotografias de grandes fotógrafos, apresentando falas e percepções que aquele artista tinha (ou tem) sobre a fotografia.
Não é um livro que vai te ensinar a parte técnica, mas com certeza vai te ajudar a desenvolver seu olhar e a pensar sobre o que é fotografia e o que ela significa para você como artista.
Annie Leibovitz se tornou minha queridinha logo depois que assisti seu curso na plataforma Masterclass. Lendo e aprendendo sobre fotografia, nunca havia me identificado com os grandes nomes por aí.
Sempre achei que havia algo de errado comigo porque eu não pensava na fotografia de uma forma técnica – para mim, sempre foi muito pelo sentimento e pela intuição. E é nisso que Annie Leibovitz acredita. Muito mais na emoção e no sentimento do que na fotometria ou no equipamento perfeito.
Este é o diferencial de suas fotos marcantes e intimistas. Ela já fotografou diversos grandes artistas como, John Lennon e Yoko Ono, Kurt Cobain, Jane Fonda, Rainha Elizabeth, entre muitos outros.
Para mim, o trabalho dela é lindo e sensível – o que é transmitido em Wonderland, desde a capa até as fotografias. Além disso, é ótimo ver esta arte pelos olhos de uma mulher tão forte, determinada e com um olhar tão delicado – especialmente em uma área que sempre foi bastante dominada por homens.
Seja você um fotógrafo de rua ou não, este livro vale a pena. Primeiro, porque é realmente muito bom. Segundo, porque é sempre necessário encontrar inspiração para trazer criatividade à sua fotografia.
Você pode ser um fotógrafo de casamento, retratos ou de eventos. Estudar outros tipos de fotografia vai trazer frescor à forma como você fotografa. Independente do seu estilo, O Manual do Fotógrafo de Rua é cheio de ótimas fotos que vão te inspirar.
Além das informações teóricas, uma das melhores partes do livro, para mim, são as indicações de fotógrafos de rua de diferentes estilos. E não para por aí.
A cereja no topo do bolo é definitivamente as sugestões que o autor te dá para criar seus próprios projetos fotográficos. É como uma “tarefa para a casa” que vai te estimular a colocar tudo que você viu e leu em prática.
Ballenesque reune diversas fotografias e histórias de Roger Ballen, um grande nome da fotografia contemporânea. Eu comprei este livro depois de me sentir desconfortável e completamente impactada ao de ver uma exposição do artista em Porto, Portugal.
O trabalho de Ballen é desconfortável, o uso do flash é bastante interessante e duro. Há bastante contraste e cada foto é milimetricamente pensada, trazendo recortes incomuns que alteram a nossa percepção.
Mas, ele sabe como ninguém retratar o feio e o bruto com um toque de beleza e delicadeza. Este não é um nome que você verá em outras listas de livros sobre fotografia já que não são todos que vão se apaixonar pelo estilo (meio dark) como eu, mas garanto que suas fotos são bastante inspiradoras e podem trazer um frescor à sua própria forma de fotografar.
Perguntas Frequentes
Quais são os melhores livros de fotografia para iniciantes?
Os melhores livros de fotografia para iniciantes incluem “Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis” de Henry Carroll, que oferece uma introdução clara aos conceitos básicos, e “O Manual da Fotografia Digital” de Doug Harman, que abrange técnicas fotográficas, equipamentos e edição de imagens de forma acessível.
Quais são os melhores livros para fotógrafos profissionais?
Para fotógrafos profissionais, alguns dos melhores livros são “The Art of Photography: An Approach to Personal Expression” de Bruce Barnbaum, que explora a fotografia como uma forma de arte, e “Balleneque” de Roger Ballen, que oferece uma visão aprofundada do trabalho e da estética de um dos grandes fotógrafos contemporâneos.
O que estudar para aprender sobre fotografia?
Para aprender sobre fotografia, é essencial estudar composição, luz, técnicas de câmera e edição de imagens. Além disso, aprender sobre a história da fotografia e as obras de fotógrafos renomados pode oferecer uma perspectiva valiosa e inspiradora. Caso queira aprender mais sobre o assunto, recomendo a leitura destes posts sobre fotografia.
Qual a foto mais importante do mundo?
Uma das fotografias mais importantes do mundo é “O Beijo na Times Square”, de Alfred Eisenstaedt. Capturada no V-J Day, esta imagem icônica simboliza o fim da Segunda Guerra Mundial e a euforia da vitória.
O que é mais importante nesta arte?
O mais importante na fotografia é a capacidade de contar uma história ou transmitir uma emoção através da imagem. Técnicas como composição, iluminação e foco são ferramentas para alcançar esse objetivo.
Qual é o elemento mais importante na fotografia?
O elemento mais importante na fotografia é a luz. A luz define a atmosfera, o humor e a clareza da imagem, sendo crucial para criar fotografias impactantes e visualmente atraentes.